Latidos, pitadas de emoção e um sentimento de reencontro marcaram a Celebração da Vida e da Paz, na tarde deste domingo, no pátio da Igreja Santa Catarina, em Caxias do Sul. Coordenada pelo padre Renato Ariotti, a celebração homenageou o morador de rua e papeleiro Carlos Miguel dos Santos, 45 anos, morto no dia 23 de setembro por quatro adolescentes que atearam fogo contra ele.
A carrocinha e os cães que Carlos Miguel cuidava, o Scooby e a Preta, foram acolhidos pelo padre Renato e poderão ser visitados pela comunidade nos domingos, das 15h30min às 18h30min. Além disso, no último domingo de cada mês, às 19h, haverá a Missa Pela Paz.
Neste domingo à tarde, mais de 300 pessoas prestigiaram o ato e levaram seus animais de estimação para receber bênçãos. A aposentada Inocência Sartor, 70, e sua filha, a conferente de estoque Janine Liege Sartor, 38, se deslocaram do bairro São Pelegrino até o Santa Catarina com as cachorras Suzi e Késsy. Conforme Inocência, Suzi estava muito brava ultimamente e decidiu levá-la para receber a reza do padre.
A cerimônia também marcou a abertura do ano da Fé na Paróquia, que adotou como tema "A Fé sem obras é morta".
- Defendemos a vida e, enquanto Igreja, assumimos a todos. Esse ato de hoje é um gesto bonito, com a presença de pessoas dos mais diversos setores da sociedade. Nos emocionamos com a perda da vida, mas agora temos de resgatar o sentido da vida. Precisamos provocar muitos outros gestos de solidariedade semelhantes a esse - conclamou padre Renato.
O encontro religioso, que durou cerca de uma hora, também reuniu diversos políticos. Entre eles, os prefeitos eleitos das duas maiores cidades gaúchas.
Alceu Barbosa Velho (PDT), escolhido por Caxias, e José Fortunati (PDT), por Porto Alegre, compareceram à celebração acompanhados de suas mulheres, Alexandra Baldisserotto e Regina Becker, respectivamente. Os pedetistas mostraram-se solidários a ações que estimulam os cuidados com a vida.