A Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro de Saúde foi arrombada na noite do último sábado. O alarme do prédio, disparado por volta das 21h30min na central da Guarda Municipal, alertou os servidores sobre a violação da unidade, localizada na subida da Rua Pinheiro Machado, no Centro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde, um grupo quebrou o vidro da porta dos fundos da UBS e entrou pelo vão. Durante a ação, um dos bandidos teria se cortado ao pular e deixou rastros de sangue pela unidade. Três portas do primeiro andar e quatro do segundo também foram arrombadas.
O grupo levou um micro-ondas, dois monitores de computador, materiais de escritório como caneta, folhas e um carimbo de uma das médicas do posto. Vários medicamentos também foram furtados, a maioria de uso infantil. Também foram levados remédios usados no tratamento de dores, inflamações e doenças ginecológicas.
Como a equipe de saúde teve que esterilizar os ambientes, cerca de 150 vacinas contra a Gripe A, que sobraram da campanha de sábado, foram remanejadas para a UBS Rio Branco. Os bandidos chegaram a abrir a geladeira onde elas estavam, mas segundo a equipe do posto, nenhuma foi levada.
A UBS não conta com câmeras de segurança, apenas com o alarme de monitoramento da Guarda Municipal. Conforme a diretora da Guarda, Raquel Simone de Azevedo Dessoti, os servidores levaram cerca de 10 minutos para chegar ao local após perceber o chamado. Mas, quando chegaram, não havia mais ninguém.
Insegurança
UBS Centro de Saúde é arrombada e vacinas da Gripe A são remanejadas para o bairro Rio Branco, em Caxias do Sul
A ação ocorreu por volta das 21h30min do último sábado
GZH faz parte do The Trust Project