Referência nacional, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) mostra que é possível transformar uma estatal abalada por dívidas em um negócio rentável.
A empresa pública é tida como um modelo de administração que inspira empreendedores Brasil afora. Inclusive, os métodos de gerenciamento da Codeca são apontados pelo governo do Estado como alternativa para impulsionar o projeto dos pedágios comunitários, que poderiam acabar com a buraqueira em rodovias como a Rota do Sol e a RS-122.
Para alcançar a excelência, o empreendimento adotou práticas raramente vistas nas repartições públicas. Se tornou a primeira empresa pública a receber a certificação ISO 9001-2008, que atesta os padrões internacionais de normas e procedimentos obedecidos por funcionários e gestores.
Sob a liderança do diretor-presidente Adiló Didomenico, a organização mudou processos de trabalho, estabeleceu metas, investiu na modernização de maquinário, valorizou funcionários e cortou custos. O resultado é a duplicação do faturamento, que passou de R$ 31,7 milhões, em 2004, para R$ 68 milhões, em 2011, um aumento de 115%.
O modelo caxiense é citado pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, como saída para resolver o impasse dos pedágios. Para Beto, se o Estado criasse uma companhia nos moldes da empresa caxiense, seria mais fácil abrir editais e angariar recursos sem esbarrar na burocracia que trava inúmeras obras.
- Esse não é um assunto esgotado dentro do governo. Uma empresa ao estilo da Codeca administraria pedágios comunitários, rodoviárias e pardais. Teria condições e decisões para agir. Caberia ao Daer apenas a manutenção de estradas - defende o secretário.
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Administração
Empresa de lixo de Caxias do Sul ressurge como modelo para todo o país
Métodos de gerenciamento da Codeca são apontados pelo governo do Estado como alternativa para impulsionar o projeto dos pedágios comunitários
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