Até a tarde desta quinta-feira, a mula continuava no bairro. Mas, desta vez, em um ambiente coberto. Uma vizinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) teria se sensibilizado com o caso e cedeu o seu terreno para abrigar o animal até que seja encaminhado para um local adequado. Segundo Bessegato, o dono estava tratando de acomodar o bicho em um potreiro no bairro Cruzeiro onde seria criado solto.
Uma mula, pintada pelo dono com listras de tinta preta, era mantida amarrada por mais de uma semana ao lado do posto de saúde do bairro Mariani, em Caxias do Sul. O proprietário da falsa zebra seria natural de Farroupilha e vagava com a mula pelos bairros de Caxias para fazer fotos de moradores ao lado do animal com a estranha pintura.
Com indícios de maus tratos como um pequeno ferimento na pata e a mistura de brita fina à ração, o Pioneiro comunicou o caso, na tarde de quarta-feira, ao coordenador da equipe de maus tratos da Sociedade Amigos dos Animais (Soama), Romanci Bessegato.
- Passei o caso para a Brigada Militar que compareceu até o bairro e conseguiu identificar o dono do animal. Foi feito um boletim interno com os dados do homem que se comprometeu em buscar um abrigo para a mula. Também foi exigido que quando o animal seja levado à rua para pastar, que sempre tenha junto um responsável. Caso ele seja denunciado novamente, poderá responder a processo - garante Bessegato.