Um discurso firme e que em diversos momentos destacou as qualidades de Caxias do Sul e região. Foi assim que a presidente Dilma Rousseff abriu a 29ª edição da Festa da Uva de 2012.
Veja imagens do primeiro dia de Festa nos pavilhões e no Centro
Com cerca de 30 minutos de atraso, a cerimônia de abertura do evento contou com um grande público de convidados. O presidente da festa, Gelson Palavro foi o primeiro a se pronunciar. Na sequência vieram o prefeito José Ivo Sartori e o governador Tarso Genro.
Porém, a principal atração da tarde era a presença da presidente Dilma Rousseff. Logo no início do seu pronunciamento, ela fez questão de elogiar as rainhas, princesas e embaixatrizes da festa.
Ao falar sobre a cidade, Dilma ressaltou o compromisso federal com os vitivinicultores da Serra Gaúcha.
- Vocês tem uma parceira da produção industrial da região - disse.
A presidente ainda destacou que vai interferir na Organização Mundial do Comércio (OMC) para que o Brasil não fique refém do atual sistema de comércio internacional. Com isso, ela pretende manter o crescimento de 4,5% ao ano no país.
- Vamos buscar a redução de tributos para estímulo a produção, inovação e formação de mão de obra. A nossa meta é crescer 4,5% este ano. E isso vamos fazer com uma combinação de investimento público e privado- destacou a presidente.
Segundo Dilma, o Brasil não ficará inerte diante da necessidade de investir mais e buscar mais produtividade. Citando Caxias do Sul como uma cidade que mistura tradição com pioneirismo, a presidente falou sobre os predicados da região.
-Como gaúcha e brasileira, me orgulho de Caxias. Pela qualidade das uvas, do vinho. Da agricultura, das empresas - citou Dilma.
Para finalizar o discurso, Dilma cumprimentou a todos presentes, desejou uma ótima Festa da Uva e disse:
- Essa festa, aqui em Caxias do Sul, mostra que podemos e devemos estar otimistas.
Logo após a cerimônia, Dilma iniciou a visita ao Parque de Exposições da Festa da Uva.