O Rei Vindica esteve essa semana na Escola Municipal Giuseppe Garibaldi, no bairro Cristo Redentor, e tratou de alertar os pedestres sobre um buracão na calçada. Com a agitação e distração dos alunos na entrada e saída das aulas, um tropeço ou queda no buraco é previsível, já que ele tem aproximadamente um metro de largura e fica próximo ao portão do colégio. Mas, dessa vez, o Rei estava lá para sinalizar o perigo.
Assista aos depoimentos e à visita do Rei Vindica:
Há seis anos a comunidade da Rua Silveira Martins convive com buracos que surgem no passeio público, mesmo após consertos serem feitos pela prefeitura.
- Nesse ano já vieram tapar os buracos da calçada três vezes, mas eles sempre ressurgem. Para nós, que trabalhamos com crianças, ter um buraco deste na frente da escola é muito preocupante. Se passa alguém distraído alí pode se machucar seriamente - argumenta a diretora da escola, Delma Schäfer, que aguarda há dois meses pelo conserto do último buraco que apareceu na calçada.
De acordo com a comunidade escolar, o histórico de buracos na via, de aproximadamente 200 metros, em frente ao colégio, demonstra que o problema está sob a calçada.
- A gente fica bastante decepcionada porque os buracos se repetem ano após ano, já que existe uma canalização defeituosa na via. Sou mãe de dois alunos da escola e faço parte da CIPAVE (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), mas de que adianta ir em reuniões, se quando surge um problema que representa risco aos alunos, ninguém vem arrumar? - queixa-se a comerciante Mirka Madalena Nonemacher Collin, 48 anos.
Para falar com o Rei
1º) Relatar seu problema ao órgão público responsável - Alô, Caxias da prefeitura: 3218.6000 e 3218.6001
2º) Solicitar e guardar o número do protocolo
3º) Se o problema não for resolvido até a data prevista, fazer um novo contato e informar o número do protocolo
4º) Caso o problema persista, chamar o Rei Vindica: reivindica@pioneiro.com ou 3218.1302