O boneco-cidadão do Pioneiro visitou pela primeira vez, na quinta0feira, o Loteamento Colina das Castanheiras no bairro Cidade Nova. Por sorte, os moradores da Rua Antonio Filippi avisaram o nosso Rei do buraco existente há mais de 40 dias na via, caso contrário, um acidente poderia ter ocorrido.
Veja os depoimentos dos moradores no vídeo abaixo:
Aliás, como foi o caso da noite anterior. De acordo com a comunidade, a caminhonete de um papeleiro ficou com a roda presa na cratera que não tem sinalização, a não ser um galho de coqueiro improvisado.
- Não foi fácil retirar a Pampa carregada de papelão do buraco porque a roda estava completamente imersa. Tivemos que chamar cerca de oito pessoas da redondeza para ajudar. Há dois anos já tinha um buraco ao lado de onde abriu este e quem fechou foi o pessoal que estava fazendo o piso da igreja, que fica aí ao lado. Isso não pode mais acontecer - reclama o gerente Cristiano Sutil Correia, 21 anos.
A metalúrgica Rita Ramos, 44, conta que passou a notar a existência do buraco, que hoje tem 2m de profundidade, quando ele ainda era pequeno, pois aguçava a curiosidade das crianças que brincavam na via.
- Essa cratera representa risco para uma criança ou qualquer pessoa que não conhece a rua e passa por aqui. Tenho um filho de oito anos e morro de medo que ele se descuide e caia naquele buracão - desabafa Rita.
Pela cratera, é possível ver a canalização de esgoto que passa sob a via e uma estrutura subterrânea, que possivelmente, pertença a uma galeria pluvial.
- No início de julho, quando percebemos o buraco, abri protocolo na prefeitura, e, posteriormente, tentei outros contatos para alertar do perigo que esse buraco representa em razão de sua profundidade. No entanto, chegaram a me dizer que só os técnicos sabem o que é prioridade, e não os moradores - relembra a presidente do Loteamento Colina das Castanheiras, Mariza Terezinha Borges de Oliveira, 52.
PARA FALAR COM O REI
Qualquer cidadão pode receber a visita do Rei. Mas, antes disso, é preciso:
1º) Relatar seu problema ao órgão público responsável - Alô, Caxias da prefeitura: 3218.6000 e 3218.6001
2º) Solicitar e guardar o número do protocolo
3º) Se o problema não for resolvido até a data prevista, fazer um novo contato e informar o número do protocolo
4º) Caso o problema persista, chamar o Rei Vindica.