O crescimento descontrolado da zona urbana de Caxias do Sul trouxe como consequência os loteamentos irregulares. São pelo menos 40 mil lotes que não constam nos registros da prefeitura. Sobre essas milhares de áreas, que sequer aparecem nos mapas oficiais, teriam sido erguidos 48 mil casas, prédios e empresas. Para amenizar o problema, a prefeitura promete legalizar 10 mil lotes ainda neste ano por meio de um projeto em parceria com a Justiça.
Mais do que atrasar o desenvolvimento da cidade, os loteamentos irregulares prejudicam também seus donos. Sem a legalização, as propriedades não podem ser comercializadas por meio de financiamentos ou transferidas para outras pessoas, como filhos, netos ou compradores.
As empresas, por exemplo, não conseguem fechar muitos negócios nem se habilitar para receber investimentos de bancos privados ou públicos. Por outro lado, a prefeitura não expede alvarás para o comércio e prestadores de serviços, obrigando muitos estabelecimentos a atuarem de forma irregular.
Leia a matéria completa na edição impressa.
Geral
Caxias do Sul tem 40 mil lotes irregulares
Essas propriedades não constam nos registros da prefeitura e a maioria dos donos não paga tributos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: