Um convite para participar de um festival escolar foi o ponto de partida para o Black Power, projeto desenvolvido no Centro Assistencial Vitória (CAV), em Caxias do Sul. Reunindo 21 crianças e adolescentes, o espetáculo combina dança, música, teatro e poesia para celebrar a cultura afro-brasileira e refletir sobre temas como justiça social e identidade.
As próximas apresentações gratuitas ocorrem no domingo (24), às 17h, na praça em frente à Marcopolo, no bairro Planalto, e no dia 28 de novembro, às 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste, localizado na Rua Nadyr Antônio Antonioli, 21, também no Planalto.
As apresentações são inspiradas na música "Todos Estão Surdos", de Roberto Carlos, e na poesia "Principia", de Emicida, buscando promover valores como paz, amor e comunitarismo. Durante o espetáculo, os jovens declamam versos e prestam homenagem a vítimas do racismo, como Marielle Franco e Miguel Otávio Santana da Silva, reafirmando a luta por igualdade e respeito.
Segundo Maria Lilith da Cruz da Silva, professora de dança responsável pelo projeto, o espetáculo é uma expressão artística poderosa que une funk, capoeira e maracatu, criando um diálogo entre resistência e diversidade cultural. O projeto busca fortalecer autoestima, o desenvolvimento de habilidades artísticas e sociais, e a valorização de vozes na sociedade. Tanto figurino quanto cenários do espetáculo foram produzidos com materiais reciclados pelos jovens do centro assistencial.