Uma campanha organizada por amigos e familiares de João Ukuma Filipe Baptista, 25 anos, morto por afogamento no último domingo (17) em São Marcos, busca arrecadar valores para realizar o translado do corpo à Angola, na África. Segundo um levantamento dos organizadores da campanha, o custo estimado seria de R$ 26 mil.
Foi disponibilizada uma chave Pix para agilizar a arrecadação. As doações podem ser feitas pelo: 11775037193, em nome de João Victor, que é primo de Baptista. As informações foram repassadas por Januário Gonçalves, uma das lideranças angolanas no Brasil, e ex-presidente da Associação dos Angolanos e Amigos do Rio Grande do Sul.
Baptista morreu afogado junto com o haitiano Ernst Saint Jacques, 22. Os dois participavam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do governo federal. Além de estudarem em Caxias do Sul, eles também trabalhavam no Hospital Geral (confira nota da Fundação Universidade de Caxias do Sul abaixo).
Nota da FUCS
A Fundação Universidade de Caxias do Sul, em nome de suas mantidas Hospital Geral e Universidade de Caxias do Sul, lamenta profundamente o falecimento dos colaboradores e alunos João Ukuma Filipe Baptista e Ernst Saint Jacques, ocorrido neste final de semana no município de São Marcos.
João, angolano de 25 anos, era maqueiro no Hospital Geral, e Ernst, haitiano de 22 anos, auxiliar de secretaria da mesma Instituição. Ambos eram também alunos do curso de Enfermagem da UCS, onde estavam em fase de formação e desenvolvimento profissional.
Neste momento de profunda dor, a Fundação Universidade de Caxias do Sul expressa suas mais sinceras condolências às famílias e amigos de João e Ernst. Que a memória desses dois colaboradores e estudantes, que se destacaram pelo carinho, esforço e compromisso, permaneça viva em nossos corações.