Foram identificados como João Filipe Baptista, 25 anos, e Ernst Saint Jaques, 22 anos, os jovens que morreram afogados em uma cachoeira, localizada no Rio São Marcos, interior de São Marcos, na tarde deste domingo (17). Baptista era natural da Angola. Jaques, que completaria 23 anos nesta segunda-feira (18), era do Haiti.
Segundo o advogado do Centro de Atenção ao Migrante (CAM), Adriano Pistorello, os dois jovens participavam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do governo federal. Ele facilita o acesso de estrangeiros às universidades no país. Além de estudarem em Caxias do Sul, eles também trabalhavam em um hospital da cidade.
A despedida de Jaques, segundo Pistorello, deve ocorrer no Brasil. O jovem teria parentes na região. Mais detalhes ainda não foram divulgados.
Já os familiares de Baptista estão em Angola e tentam realizar o traslado para o país africano.
Relembre o caso
Conforme as informações do Corpo de Bombeiros de São Marcos, as vítimas estavam na cachoeira com um grupo de amigos quando ocorreu o acidente, por volta das 14h. Um dos homens conseguiu ser retirado das águas, e o outro foi resgatado quando os bombeiros chegaram. Ambos receberam os primeiros socorros ainda no local, mas não resistiram.
Ainda de acordo com os bombeiros, o local é visitado por muitos moradores, mas não há salva-vidas. Uma equipe do Samu também atendeu a ocorrência.