O Brasil é o hexacampeão da Copa do Mundo de Futsal. No domingo (6), os comandados do técnico Marquinhos Xavier venceram a Argentina na final, em Tashkent, no Uzbequistão. Com isso, é o país com mais conquistas na modalidade.
Dos 14 jogadores do elenco comandado por Marquinhos Xavier, sete tiveram passagem por clubes do Rio Grande do Sul. Veja, abaixo, quem são os atletas que representaram a seleção brasileira na campanha do hexacampeonato e que atuaram em clubes do Rio Grande do Sul na carreira.
Felipe Valério (ex-ACBF)
O ala Felipe Valério tem 31 anos e atualmente defende o El Pozo, clube da Espanha. Ele começou a despontar para o cenário nacional no Rio Grande do Sul, onde atuou na ACBF entre 2015 e 2018. Na época, foi campeão da Liga Nacional, Taça Brasil e Libertadores, os principais títulos disputados.
Pito (ex-ACBF)
Pito, 32 anos, é o atual melhor jogador do mundo. O pivô já defendeu a ACBF e disputará a quarta temporada no Barcelona.
Na ACBF, conquistou o último título da Liga Nacional do clube da Serra, em 2015. Pito atuou por três temporadas na equipe, entre 2014 e 2016. Além da Liga Nacional, conquistou uma Série Ouro.
Marcênio (ex-ACBF)
Atualmente com 37 anos, Marcênio é um multicampeão na carreira. E esses títulos deram destaque ao ala no início da carreira pela ACBF. Na equipe laranja, conquistou a Copa Intercontinental de Futsal, em 2012, e a Liga Nacional, em 2012.
Ele deixou a ACBF em 2012 e passou a defender clubes na Rússia, Espanha e Bélgica, até retornar ao Brasil e atualmente defender o Jaraguá-SC.
Marlon (ex-ACBF)
O fixo Marlon, 36 anos, é o único gaúcho entre os jogadores que conquistaram o hexacampeonato. Ele nasceu em Canoas e foi criado em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre.
Na ACBF conquistou vários títulos: Liga Nacional, a Taça Brasil e duas Libertadores. Atualmente, está no El Pozo, da Espanha. Na Copa do Mundo, foi escolhido o segundo melhor jogador da competição, perdendo apenas para o capitão do Brasil, Dyego.
Rafa Santos (ex-ACBF)
O pivô Rafa Santos, 34 anos, disputou três temporadas (entre 2015 e 2017) com a camisa da ACBF. Atualmente, é um dos destaques do El Pozo, da Espanha. Marcou um dos gols da final deste domingo.
Neguinho (ex-Atlântico)
João Victor Alves Sena, conhecido como Neguinho, 24 anos, é fixo. Já defendeu o Atlântico, de Erechim, em 2023 e conquistou a Liga Nacional. No Brasil, também jogou no Corinthians.
Na Europa, já atuou no Palma Futsal e no Noia Portus Apostoli. Atualmente está no Illes Balears Palma, da Espanha.
Ferrão (ex-Cortiana)
O pivô Ferrão, 33 anos, irá para a 14ª temporada atuando no exterior. Seu último clube no Brasil foi a Cortiana, de Farroupilha, onde disputou o Estadual e a Liga Nacional.
Depois de 10 temporadas no Barcelona, ele irá defender o Semey, atual campeão do Cazaquistão. Ele já foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2019, 2020 e 2021.