A sequência sem vitórias do Juventude no Brasileirão teve mais um capítulo neste sábado (26). Em um confronto com polêmicas envolvendo a arbitragem, o time alviverde acabou derrotado pelo Flamengo por 4 a 2, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Com o resultado, o Verdão caiu para a 16ª colocação e pode ingressar no Z-4 pela primeira vez na competição caso o Athletico-PR vença o Cruzeiro na sequência da rodada.
Agora, a missão alviverde é vencer em casa. O próximo compromisso do Ju será contra o Fortaleza, dia 2 de novembro, às 18h30min, no Alfredo Jaconi
O JOGO
Com as voltas de Gabriel Vasconcellos e Gilberto, além das entradas de Oyama e Ewerthon, o Juventude iniciou a partida só observando a troca de passes do Flamengo. E se não tinha sido tão perigoso nos minutos iniciais, o time carioca aproveitou-se de um erro na saída de bola alviverde.
Aos sete minutos, o cenário de outras partidas se repetiu. Com um toque curto de Alan Ruschel para Ronaldo, o Flamengo roubou a bola com Pulgar e Gabigol, de dentro da área, finalizou para grande defesa de Gabriel. No rebote, Michael limpou a defesa e mandou para as redes: 1 a 0 Flamengo.
O gol logo cedo fez o Ju mudar sua postura e adiantar um pouco suas linhas. Aos 17, João Lucas chegou bem pelo lado direito e a bola cruzou a pequena área sem que Mandaca ou Gilberto conseguissem a finalização. No minuto seguinte, Mandaca puxou o contra-ataque e tocou para Gilberto finalizar nas mãos de Rossi.
Aos 23, o centroavante do Ju não desperdiçou. O ataque era do Flamengo e Gabriel desviou o cruzamento de Michael, armando o contra-ataque. João Lucas achou um passe longo nas costas da defesa para Gilberto, que avançou em velocidade e fuzilou, sem chances para Rossi: 1 a 1.
O Flamengo teve outra chance logo na sequência. Gabigol recebeu entre os zagueiros e tocou para Michael, livre na ponta esquerda. O atacante chutou forte e o goleiro alviverde fez grande defesa. Gabriel Vasconcellos voltou a brilhar aos 36, quando Gabigol foi lançado nas costas da zaga e finalizou firme. O camisa 1 fez a defesa em dois tempos.
A pressão do Mengão foi aumentando com o passar do tempo. Gabigol chegou a marcar o segundo gol, mas ele foi anulado por posição de impedimento do atacante. Aos 40, Wesley recebeu nas costas de Alan Ruschel e cruzou rasteiro. Boza desviou para trás e quase marcou contra.
Aos 46, outra grande chance do Flamengo. Gerson recebeu na direita e, com liberdade, chutou cruzado. Caprichosamente, a bola saiu rente à trave.
SEGUNDA ETAPA
Depois do intervalo, logo aos dois minutos, um lance polêmico. Em uma tentativa de tabela do rubro-negro, Gerson trombou com Mandaca dentro da área e o árbitro Braulio da Silva Machado marcou o pênalti. Sob muita reclamação da equipe alviverde, o VAR não chamou e Gabigol deslocou Gabriel para fazer o 2 a 1.
Logo na sequência, em lançamento longo de Léo Ortiz, Michael ganhou na velocidade da marcação e tocou para Gerson, que serviu De Arrascaeta. O uruguaio finalizou rasteiro e fez 3 a 1.
Completamente perdido no jogo, o Ju virou alvo fácil para o Flamengo. Aos 17, Ayrton Lucas chegou a finalizar para as redes, mas o árbitro assinalou falta em João Lucas. No lance seguinte, Gerson entrou livre na área e bateu para mais uma defesa de Gabriel.
Se o domínio era do Flamengo, o Juventude precisava reagir. E o gol de desconto veio aos 24. Após cobrança de falta, a defesa rubro-negra afastou parcialmente e Edson Carioca acertou um chutaço no ângulo: 3 a 2 Flamengo.
Logo na sequência, já com Nenê e Taliari em campo nas vagas de Mandaca e Gilberto, o time alviverde roubou a bola no ataque e Taliari foi desarmado por Léo Ortiz na hora da finalização. No ataque seguinte, menos de três minutos após entrar em campo, Nenê recebeu dois cartões amarelos por reclamação e foi expulso pelo árbitro Braulio da Silva Machado, que disse ter sido ofendido.
Mesmo com a incredulidade dos jogadores alviverdes, e um longo período de paralisação, o time de Jair Ventura ficou com um a menos em campo.
Enquanto o Flamengo passou a administrar o jogo, o Verdão não teve forças de buscar o empate. Para piorar, em mais um lançamento longo, desta vez de Alcaraz, Gerson recebeu, teve tranquilidade e rolou para Plata marcar o quarto gol e fechar o placar: 4 a 2.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 31ª rodada
Flamengo 4x2 Juventude
Estádio do Maracanã
Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo, Gerson e Arrascaeta; Michael (Alcaraz, 23/2º) e Gabigol (Plata, 23/2º). Técnico: Filipe Luís
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Oyama (Davi, 35/2º), Mandaca (Nenê, 26/2º); Ewerthon (Marcelinho, 10/2º), Edson Carioca (Erick Farias, 35/2º) e Gilberto (Taliari, 26/2º). Técnico: Jair Ventura
Gols: Michael (F), aos 7min, Gilberto (J), aos 23min, no primeiro tempo. Gabigol (F), de pênalti, aos 3min, Arrascaeta (F), aos 9min, Edson Carioca (J), aos 24min, Plata (F), aos 49min, no segundo.
Expulsão: Nenê (J).
Amarelos: Alcaraz, Léo Pereira (F); Edson Carioca, João Lucas, Davi Góes (J).
Árbitro: Braulio da Silva Machado, auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Gizeli Casaril, todos de Santa Catarina. VAR: Diego Pombo Lopez (VAR-FIFA)-BA.