O atacante Gabriel Taliari foi o terceiro jogador a renovar contrato com o Juventude após o acesso à Série A do Brasileiro. Contudo, a temporada dele em 2023 não é boa por causa de uma lesão no joelho.
Na semana de estreia do Gauchão, o atleta acusou dores no joelho e teve de passar por uma artroscopia. A recuperação foi além do projetado. Taliari entrou em campo somente no dia 15 de junho, quando o Juventude perdeu para o Bragantino, por 2 a 1, em São Paulo.
Após 14 jogos, o atleta voltou a sentir dores no joelho. Na vitória contra o Botafogo, por 3 a 2, no Jaconi, ele atuou 15 minutos, nos instantes finais, e virou novamente destaque.
Neste período, o atacante ficou entregue ao departamento médico e à fisioterapia do clube. Taliari não precisou passar por um novo procedimento cirúrgico e o seu retorno está mais perto de acontecer. No entanto, o departamento de futebol admite que para voltar ao seu auge somente em 2025, pois restam poucos jogos neste ano.
— Quando voltou, ele foi bem até nos jogos. E logo depois sentiu novamente ali, mas aí é uma questão mais de estrutura de joelho, com a cirurgia que ele fez. Então, naquele momento a gente imaginou que fosse melhor ele parar e tratar 100% para que ele pudesse voltar. Ele está voltando agora, de novo, está no momento de transição — declarou Almir Adami, vice de futebol do Juventude, que completou
— Se fizer uma avaliação do histórico todo o ano, não dá para dizer que ele vai voltar em algum jogo do jeito que ele estava nem no ano passado e talvez nem durante esse ano. A gente tem que ter alguns cuidados, mas se ele puder voltar, conseguir treinar, eventualmente entrar em alguns jogos e que possa nos ajudar, mas que a gente possa preparar ele para um 2025 melhor, é isso que vamos fazer.
Destaque do Verdão na reta final da temporada 2023 com seis gols em onze jogos na Série B, o atacante assinou contrato definitivo com o Juventude neste ano. O alviverde comprou os direitos junto ao Capivariano-SP. O investimento foi na casa dos R$ 900 mil. O novo vínculo do atleta com o Juventude é até o final de 2026.