O Juventude nunca esteve na zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro 2024. Nas 29 rodadas do Nacional, até o presente momento, a equipe chegou a ser terceira colocada nos dois primeiros jogos da competição e depois ficou em uma realidade intermediária de tabela.
Após a terceira posição, o time esteve em duas rodadas na 11ª colocação, em seis na 12ª, em 10 na 13ª e oito rodadas na 14ª, que é a situação atual do Juventude na tabela, com 34 pontos. A margem para a zona de rebaixamento é de cinco pontos.
— É uma campanha boa, acho que é uma campanha sólida do grupo todinho. Estamos pecando em alguns aspectos, por isso que a gente está meio ali embaixo. Mas se capricharmos mais um pouco, a gente ganhar esse jogo contra o Palmeiras, que é um jogo fundamental para nós, vamos estar dentro de casa, subimos acho que duas ou três posições, e vamos buscar a Copa Sul-Americana, temos totais condições — avaliou o atacante Edson Carioca, que completou sobre o próximo compromisso diante do Palmeiras, dia 20, às 20h, no Jaconi:
— É um jogo que acho que todo mundo queria jogar contra o Palmeiras. A gente poder fazer valer o fato casa, que estamos bem desde o Gauchão. Acho que temos todas as condições de sair com resultado positivo.
MATEMÁTICA
Ao mesmo tempo que o time do Juventude entra em campo precisando somar pontos, o torcedor também já faz os cálculos para garantir o quanto antes a permanência e não depender da última rodada, como foi em 2021 na primeira passagem de Jair Ventura.
A cada rodada margem para nos livrarmos muda. Hoje, com 35% de aproveitamento, os times estariam escapando com 40 pontos. O número já foi até 38 pontos e deve ficar nesta casa, até os 42. Uma pontuação reduzida se compara com os tradicionais 45.
— Procuramos não fazer esse tipo de cálculo dentro do clube. Sempre se pensa no próximo jogo, quanto mais pontos fizermos melhor, mas sabemos também que qualquer pontinho vai nos ajudar lá no final. Eu gosto até de fazer isso, algo mais pessoal meu. Aquele número mágico que se pensou todo ano, os 45 pontos, independente da Série — declarou o Vice de Futebol Almir Adami, que também projeta uma margem segura com 42 pontos.
— Até a rodada anterior a projeção do 16º colocado e do 17º, que tinham a mesma pontuação, seria chegar lá no final com 38 pontos. Então, tu poderias falar que com 39 pontos o clube escaparia, mas não dá para trabalhar esse número, temos que ter uma margem. A margem sempre é de uma vitória a mais. Então, hoje, talvez com 42 pontos um clube escape.