Em um jogo fraco tecnicamente e de poucas oportunidades, o Juventude ficou no 0 a 0 com o Cuiabá, na noite desta quinta-feira (5), na Arena Pantanal, em duelo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixa a equipe alviverde na 13ª colocação com 29 pontos. O adversário continua na vice-lanterna, com 22.
O próximo compromisso do Verdão pela Série A será diante do Fluminense, no domingo, dia 15, às 16h, no Alfredo Jaconi. Antes, na próxima quarta-feira (11), o time vai a São Paulo enfrentar o Corinthians, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, vitória do Ju por 2 a 1.
Com a estreia de Ronaldo no meio-campo e os retornos de Zé Marcos e Nenê, a equipe de Jair Ventura iniciou a partida com maior presença no campo de ataque e dominando as ações. Aos seis minutos, Nenê cobrou escanteio pela direita e Lucas Barbosa testou firme, mas na direção do goleiro Pasinato, que fez a defesa parcial.
Aos 13, novamente na bola parada, o Ju voltou a assustar. Nenê cobrou falta na meia esquerda e Zé Marcos desviou para fora. Dois minutos depois, Carrillo recebeu entre os zagueiros e, cara a cara com goleiro, perdeu grande oportunidade ao finalizar cruzado sem direção.
O Cuiabá só foi levar perigo aos 25 minutos. Após cruzamento de Clayson, a bola ficou viva na área e Max finalizou rente ao travessão. Com a temperatura perto dos 30ºC e a baixa umidade, o árbitro optou por uma pausa para hidratação aos 29 minutos. Na retomada do jogo, muitos erros de passes e pouca criação ofensiva.
Se tinha dificuldades para trabalhar as jogadas, o Juventude arriscou de fora da área. Alan Ruschel finalizou e Pasinato espalmou para fora da área. Nos acréscimos, em outra bola área, Zé Marcos cabeceou sobre a meta. Foi a última finalização do primeiro tempo.
QUEDA DE RENDIMENTO
Na volta do intervalo, o Ju teve Diego Gonçalves como novidade na vaga de Erick Farias. E o Cuiabá também mudou sua postura. Os donos da casa passaram a ter mais posse de bola no campo de ataque e Lucas Fernandes levou perigo ao finalizar da entrada da área. Gabriel fez a defesa parcial.
O indício de uma pressão dos mandantes não se confirmou. Com muitas dificuldades na criação e sem um centroavante de referência, o Cuiabá até passou mais tempo no campo ofensivo, mas sem efetividade. Por outro lado, o Juventude também não conseguia mais reter a bola no ataque.
Vendo o cenário do duelo, Jair Ventura fez mais duas mudanças, com Jean Carlos e Marcelinho nos lugares de Nenê e Lucas Barbosa.
Aos 35, o lance polêmico da partida. Denilson, com liberdade, bateu de fora da área e a bola bateu no braço de Ronaldo. Em um primeiro momento, o árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou o pênalti. Na sequência, ao ser chamado pelo VAR, voltou atrás e mandou o jogo seguir. O Cuiabá reclamou muito, já que na sequência do lance original, o time havia finalizado para as redes.
Nos acréscimos, o Ju ainda teve sua chance com Marcelinho, de cabeça, em finalização nas mãos de Pasinato. E, depois, foi salvo por Gabriel. Em rebote na área, Filipe Augusto bateu forte e o goleiro alviverde defendeu no reflexo, evitando a vitória dos donos da casa.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão
Jogo atrasado da 16ª rodada
Cuiabá 0x0 Juventude
Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Cuiabá
Mateus Pasinato, Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro (Filipe Augusto, 13/2º), Lucas Fernandes (Gustavo Sauer, 41/2º) e Max (Denilson, 27/2º); Derik Lacerda, Clayson (Eliel, 27/2º) e Jonathan Cafú (Raylan, 27/2º). Técnico: Bernardo Franco
Juventude
Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel (Inocêncio, 49/2º); Ronaldo, Jadson e Nenê (Jean Carlos, 23/2º); Lucas Barbosa (Marcelinho, 23/2º), Erick Farias (Diego Gonçalves, int.) e Ronie Carrillo (Edson Carioca, 42/2º). Técnico: Jair Ventura
Amarelos: Alan Empereur, Lucas Fernandes, Denilson, Bernardo Franco (C); Lucas Barbosa (J).
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG) auxiliado por Fernanda Nandrea Gomes Antunes (FIFA-MG) e Marcyano da Silva Vicente (MG). VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).