Faltam poucos dias para o 4º Aparados Off-Road, que tem início na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro. Com sede em Cambará do Sul, o encontro mescla competição e passeio fora-de-estrada e, para que tudo esteja à altura das expectativas dos participantes, a Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores de Rally Trancos e Barrancos (AGPNTB) está na preparação dos últimos detalhes.
Serão três dias de vivência em meio a natureza da região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha, que terá fim no dia 21, sábado. O diretor geral do Aparados Off-Road, Alexandre Rech, antecipa alguns detalhes desta edição.
— As largadas serão realizadas no Centro Cultural, que é um prédio histórico de 1935, no centro de Cambará do Sul. Também fizemos um trabalho para envolver a comunidade, que era o nosso desejo desde a primeira edição do Aparados, e contaremos com a participação de alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição na largada oficial, quarta-feira (18) às 18h30min — declarou.
Para esta edição, o evento conta com um número recorde de inscritos, com 110 carros, sendo 41 deles na categoria rally de regularidade. Há ainda veiculos em lista de espera em algumas categorias, conforme o organizador.
Além do rally de regularidade 4x4, o Aparados Off-Road tem as categorias Trilha, Passeio e Passeio Radical para quem quer aproveitar o visual da região – conhecida pela beleza exuberante dos cânions –, sem a adrenalina de uma competição, mas com a emoção de superar desafios naturais.
Com cerca de 600 km, o percurso passará também por Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus. Cada categoria terá por dia um roteiro diferente.
Além da beleza das paisagens, essa região é a Disneylândia do 4x4
TIAGO POISL
O presidente da Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores de Rally Trancos e Barrancos, Tiago Poisl, reforça a importância do evento no cenário off-road.
— Em termos de rally de regularidade, os adeptos do esporte gostam de provas mais extensas e o Rio Grande do Sul não possuía uma disputa com essas características há muitos anos. Com isso, temos evoluído ano a ano, aumentando o grid e a receptividade dos competidores. Estamos ansiosos para dar início à quarta edição do Aparados — comentou.
Poisl ainda ressalta o privilégio de percorrer os Campos de Cima da Serra Gaúcha, que proporcionam as condições ideais para o mais puro fora-de-estrada para todas as categorias do Aparados Off-Road.
— Além da beleza das paisagens, essa região é a Disneylândia do 4x4, já que nos fornece toda a matéria-prima que precisamos para ter experiências ímpares – seja no aspecto desportivo, como cultural, gastronômico e turístico. Sobretudo, conseguimos dar um retorno econômico interessante aos municípios que nos recebem, uma vez que potencializamos a divulgação dos mesmos e atraímos pessoas que consomem do comércio local — encerrou.