Após nove jogos seguidos com comando de Jair Ventura e sem muito tempo entre as partidas, o treinador do Juventude ganhou dias preciosos para recuperar o grupo de atletas. A equipe retornou de Curitiba com uma vitória, no domingo, pelo placar de 2 a 1, em cima do Athletico-PR pela 23ª rodada do Brasileirão.
O elenco de jogadores se reapresenta somente na quarta-feira (21). O grupo ganhou dois dias de folga. Será a primeira semana cheia que o treinador terá e o foco não será em questões táticas. O objetivo agora é recuperar o grupo após uma sequência forte de jogos.
— Estávamos pensando em trabalhar, mas na verdade, não tem só o desgaste físico, existe o desgaste mental. Cada decisão que a gente joga, a gente joga no limite. A equipe do Juventude joga no limite. Então o desgaste mental é tão forte ou maior do que o desgaste físico. A gente vai dar folga para eles recuperarem mentalmente — afirmou o técnico Jair Ventura.
O próximo compromisso do Juventude é diante do Atlético-GO, sábado (24), às 16h, no Estádio Antônio Accioly. O adversário venceu a primeira partida em casa nesta Série A. A vitória veio diante do Inter, em Goiânia, por 1 a 0, no último domingo. A equipe é lanterna do Brasileirão com 15 pontos. Também será o reencontro do técnico Jair Ventura com seu ex-clube.
— Viemos de uma sequência de 21 jogos. Então imagina, eu estou chegando, cheio de vontade, vou treinar. Mas, acabo por arrebentar todo mundo. Então agora é recuperar, a gente tem um jogo muito difícil, o Atlético voltou a vencer em casa. Pensar mais na recuperação desses atletas do que mesmo a gente implementar ideias de jogo, modelo do que a gente entende de futebol. Isso tem sido feito gradativamente, através de vídeos, conversas, de treino em sala que a gente fala. O mais importante é a gente estar mais descansado possível para enfrentar uma parada duríssima — comentou o treinador alviverde.
DM
O período servirá para o Juventude tentar tirar mais alguns nomes do departamento médico, como o lateral-direito João Lucas, os zagueiros Rodrigo Sam e Lucas Freitas e os atacantes Taliari e Gilberto. O meio-campista Mandaca sentiu um desconforto no fim da partida na Ligga Arena e será reavaliado na reapresentação.
O meia Jean Carlos foi relacionado contra o Athletico-PR, mas não entrou. Nenê tem dado conta do recado. Nos últimos três jogos, ele deu assistências e marcou dois gols pelo time.