O Juventude voltou a deixar sua marca no Maracanã. Na noite desta quarta-feira (7), o time de Jair Ventura chegou a fazer 2 a 0 no Fluminense, levou o empate nos acréscimos, mas garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Verdão havia feito 3 a 2 no Estádio Alfredo Jaconi.
Com o 2 a 2, o Ju volta a se colocar entre os oito melhores da competição, o que não acontecia desde 2016. O resultado ainda garante mais R$ 4,5 milhões aos cofres alviverdes. O adversário na próxima fase será definido por sorteio.
A próxima partida no Brasileirão será no domingo, às 11h, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro.
Com Rodrigo Sam na zaga, Mandaca no meio-campo e Edson Carioca como centroavante, o Juventude parecia que iniciaria o jogo precisando apenas se preocupar com a defesa. Logo aos três minutos, em falta próxima à área, Arias cobrou e Gabriel fez defesa segura.
Só que, no ataque seguinte, o Ju chegou de forma efetiva. Alan Ruschel cobrou escanteio da esquerda e Lucas Barbosa subiu mais alto que todo mundo e cabeceou no canto de Fábio: 1 a 0 Ju.
Com 4 a 2 no placar agregado, o time alviverde passou a explorar ainda mais os espaços no contra-ataque. Aos 10 minutos, Lucas Barbosa roubou na intermediária e Edson Carioca arrancou para finalizar cruzado, longe do gol. No minuto seguinte, mais uma bola recuperada no campo de ataque e, após uma sequência de finalizações em cima da marcação, Alan Ruschel bateu firme e Fábio fez grande defesa.
Aos poucos, o Flu passou a ter mais posse de bola e empurrar o time alviverde para o campo de defesa. Porém, foram raras as finalizações à meta de Gabriel até os 30 minutos. Aos 27, Kauã Elias tentou a finalização de fora da área e o goleiro defendeu sem dar rebote.
Em outra chegada em velocidade do Ju, Edson Carioca lançou Lucas Barbosa que, de primeira, serviu Erick Farias. O camisa 7 chutou rasteiro, cruzado, em cima de Fábio. Na resposta do Flu, aos 42, Ganso tentou o chute colocado no ângulo e Gabriel voou para espalmar. Foi o último lance de perigo na primeira etapa.
SEGUNDO TEMPO
Pressionado pela desvantagem, o Flu mudou no intervalo e Mano Menezes deixou a equipe mais ofensiva, com Lima e Keno nas vagas de Martinelli e Serna. Logo no primeiro minuto, após cruzamento do lado esquerdo, Kauã Elias cabeceou no ângulo e Gabriel fez grande defesa.
Em pelo menos dois contra-ataques, o Ju teve a superioridade numérica, mas não conseguiu concluir as jogadas. Já a equipe carioca seguia finalizando de média distância. Primeiro, Arias tentou e o chute saiu sobre o gol. Depois, foi a vez de Marcelo, que entrou na vaga de Diogo Barbosa, arriscar e obrigar Gabriel a espalmar sobre o gol.
A pressão era maior do que no primeiro tempo e Jadson fez falta em Arias na entrada da área. Na cobrança, aos 19, Ganso cobrou forte no lado do goleiro e Gabriel voou para defender.
Para manter a intensidade na marcação, o Juventude fez quatro trocas. Primeiro, Jair Ventura formou uma linha de cinco defensores com a entrada de Lucas Freitas e Oyama. Aos 31, foi a vez de renovar o fôlego no ataque, com Marcelinho e Diego Gonçalves.
Depois de uma sequência de cruzamento ineficientes, o Flu só foi levar perigo aos 36. Lima finalizou no rebote e Lucas Freitas salvou. Aos 40, veio o golpe final do Juventude. Diego Gonçalves roubou de Thiago Santos e deixou Marcelinho livre para marcar. O atacante finalizou firme e estufou a rede do Maracanã: 2 a 0.
O Fluminense ainda assustou. Aos 45, Keno recebeu lindo passe de Ganso na área e cruzou rasteiro. De letra, Kauã Elias e mandou a bola no contrapé de Gabriel.
Ainda tinha tempo para aumentar o drama. Aos 48, Keno tentou uma finalização despretensiosa de fora da área. A bola desviou em Rodrigo Sam e encobriu o goleiro do Ju: 2 a 2.
FICHA TÉCNICA
Copa do Brasil - Oitavas de final (volta)
Fluminense 2x2 Juventude
Estádio Maracanã, em Rio de Janeiro
Juventude
Gabriel Vasconcellos; Ewerthon, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Thiaguinho (Lucas Freitas (20/2º), Jadson e Mandaca (Oyama, 20/2º); Lucas Barbosa (Diego Gonçalves, 31/2º), Edson Carioca (Marcelinho, 31/2º) e Erick Farias (Gilberto, 46/2º). Técnico: Jair Ventura
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier (John Kennedy, 32/2º), Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa (Marcelo, 11/2º, depois Esquerdinha, 16/2º); André, Martinelli (Lima, int.) e Ganso; Arias, Serna (Keno, int.) e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes
Gols: Lucas Barbosa (J), aos 5min, no primeiro tempo. Marcelinho (J), aos 40min, Kauã Elias (F), aos 45min, no segundo.
Amarelos: Thiago Santos (F); Alan Ruschel, Thiaguinho, Jadson, Diego Gonçalves (J).
Árbitro: Raphael Claus com os auxiliares Danilo Ricardo Simon Manis e Brigida Cirilo Ferreira. VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior.