Caxias e ABC duelam no domingo (18), às 16h30min, no Estádio Centenário em busca de três pontos que podem carimbar a continuidade de ambos na Terceira Divisão de 2025.
Mas o confronto pegou fogo no início da semana, quando, de Natal, surgiu a informação de que o lateral-direito Yuri Ferraz teria entrado em campo quatro vezes antes de se transferir ao Caxias. Algo que não é permitido pelo regulamento da CBF, que prevê que um jogador só pode fazer três partidas por uma equipe até se transferir a outra da Série C.
O Caxias respondeu apresentando os documentos que provam que, nas súmulas, o atleta teria disputado três jogos pelo time potiguar. E segundo o presidente Mario Werlang, se houve um erro, teria sido cometido pela arbitragem e o delegado da partida por não registrarem a entrada de Yuri na partida diante do Athletic-MG, que seria o quarto jogo pelo ABC.
Questionado se essa informação chega ao vestiário antes da decisão de domingo, o técnico Thiago Gomes não quis adotar o discurso da cautela. Pelo contrário, o comandante grená fez questão de ressaltar que os atletas estão ainda mais motivados para o confronto do fim de semana.
— A gente sabe que não é coincidência, ou é muita coincidência, mas na minha opinião não é. Na semana do jogo do ABC, essa notícia chegar a público. Então, isso pode ter certeza que vai botar fogo no nosso vestiário. Já botou, já botou. E isso tem que servir para o nosso torcedor também, porque a gente vem fazendo um trabalho muito sério aqui e há uma notícia que pega todo mundo de surpresa. Não está na súmula nada da entrada do Yuri nesse jogo que se falou na imprensa de lá — destacou Thiago, que ainda completou:
— Mas, pode ter certeza que a gente fica com o vestiário muito mais aceso para o jogo, porque isso mexe muito com nossos atletas, e a gente sabe da importância que tem esse confronto. Não vamos deixar isso atrapalhar de jeito nenhum, mas eu tenho convicção que isso está sendo algo extremamente importante para deixar o nosso vestiário com mais sangue no olho. Porque é algo que nós vamos valorizar mais a busca dessa vitória em cima dessa situação.
Um ponto separa Caxias e ABC na tabela. O Grená é o 16º colocado, com 18 pontos. O ABC está em 14º, com 19.