O Caxias segue sendo o visitante que todo clube da Série C quer receber. O Grená teve uma atuação ruim diante do São Bernardo e voltou a perder na Série C de 2024 depois de duas rodadas. A derrota por 2 a 0 teve como destaque negativo um gol defensável que Thiago Coelho não conseguiu evitar no começo de partida. O duelo ocorreu na noite de domingo (4), no Estádio Primeiro de Maio.
Com o resultado, o time de Thiago Gomes segue próximo da zona de rebaixamento. O Caxias caiu para o 16º lugar, com 15 pontos, mas pode voltar ao Z-4 ao término da rodada. Para isso não ocorrer, precisará torcer por tropeços de Aparecidense e Sampaio Corrêa nesta segunda-feira (5).
A equipe grená volta a campo na quarta-feira (7), diante do Ypiranga, em partida adiada da 5ª rodada. Já o time de São Paulo carimbou a classificação entre os oito, com 32 pontos, na 3ª posição da tabela.
Gol estranho
O Caxias entrou em campo com uma improvisação na ala-direita. Sem Marcelo, lesionado, e Yuri Ferraz, suspenso, Thiago Gomes foi forçado a improvisar o volante Geilson no setor.
O primeiro lance de perigo veio dos mandantes, aos sete minutos. Hugo Sanchez, ex-tacante do Juventude, agora atuando como ala, cruzou da direita e a bola só não chegou para Maycon Douglas finalizar, porque Lucas Cunha fez o corte na pequena área.
Aos 12, a jogada pela direita se repetiu e o São Bernardo chegou ao gol. Hugo Sanchez cruzou na direita, a bola quicou fora da pequena área e desta vez quem apareceu foi o lateral-esquerdo Davi Gabriel. Ele cabeceou no canto e, mesmo sem dar muita velocidade à bola, Thiago Coelho não conseguiu chegar a tempo para fazer a defesa: 1 a 0.
Pra piorar, aos 27, o Caxias perdeu seu homem de criação do meio-campo. Tomas Bastos sentiu um desconforto muscular e deixou o gramado. O volante Barba foi o escolhido pelo técnico grená para entrar.
A partida foi se arrastando pelo primeiro tempo sem que os goleiros trabalhassem muito. Aos 39, Elyeser chutou da intermediária, mas Alex Alves defendeu sem dificuldade.
O time grená ainda desperdiçou duas oportunidades com Gabriel Silva no final. Mas faltou precisão na cobrança de falta e num chute da entrada da área.
Sem poder de reação
As equipes voltaram do vestiário sem alterações. E a melhor oportunidade do Caxias até então veio aos 17 minutos quando Robinho roubou a bola de Augusto e puxou o contra-ataque. Eram dois grenás contra um do São Bernardo. Mas o atacante demorou demais para dar o passe para Álvaro e permitiu que o zagueiro se recuperasse a tempo.
O experiente argentino Cristaldo, ex-Palmeiras, entrou no São Bernardo. A resposta de Thiago Gomes veio aos 22 minutos com Peu e Welder no ataque e Arthur Neves na ala-direita. Mas um minuto depois, quem chegou ao gol foram os paulistas. Cristaldo passou entre Galvan e Cézar Henrique e rolou para Romisson na área. O meia cruzou na pequena área e Kayke se antecipou a Lucas Cunha para fazer o 2 a 0.
Após participar da jogada do gol, o meia argentino teve uma lesão muscular e deixou o gramado. Tontini entrou na vaga de Elyeser, na última tentativa de Thiago Gomes de buscar algo diferente em campo. Mas quem continuou pressionando foi o adversário, que só não fez o terceiro porque Romisson chutou em cima de Thiago Coelho, quando estava cara a cara com o goleiro grená.
No final, Barba tentou descontar de muito longe, mas a bola esbarrou no travessão. Final: 2 a 0 para o São Bernardo.
A delegação grená permanecerá em solo paulista nesta segunda-feira (5) pela manhã, quando os atletas realizarão um treino regenerativo no hotel. À tarde o grupo viaja até Chapecó. Depois a logística do clube prevê o deslocamento de ônibus até Erechim, onde todos concentram para a partida contra o Ypiranga.
Ficha técnica
São Bernardo 2x0 Caxias
16ª rodada da Série C 2024
Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo-SP
SÃO BERNARDO: Alex Alves; Augusto, Helder Maciel e Alan Santos; Hugo Sanches, Rodrigo Souza (Caetano, 43/2º) Romisson e Davi Gabriel; Kauã Jesus (Cristaldo, 19/2º, depois Vitor Ricardo, 29/2º), Maycon Douglas (Arthur Henrique, 19/2º) e Kayke (Wesley Dias, 43/2º). Técnico: Ricardo Catalá
CAXIAS: Thiago Coelho; Lucas Cunha, Dirceu e Cézar Henrique; Geilson (Arthur Neves, 22/2º), Elyeser (Felipe Tontini, 30/2º), Tomas Bastos (Barba, 27/1º) e Galvan; Gabriel Silva, Robinho (Peu, 22/2º) e Álvaro (Welder, 22/2º). Técnico: Thiago Gomes
Gols: Davi Gabriel (S), aos 12 minutos, no primeiro tempo. Kayke (S), aos 23 minutos, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Gabriel Silva, Tomas Bastos (C). Hugo Sanches, Helder Maciel (S)
Arbitragem: Paulo Henrique de Melo Salmazio, auxiliado por Marcelo Grando e Elita Maria da Silva. O trio é do MS. Quarto árbitro: Murilo Tarrega Victor-SP