O torcedor do Caxias respirou aliviado neste domingo (18). O time garantiu, em campo, a permanência na Série C do Brasileirão de 2025. O Grená derrotou o ABC com dois gols ainda no primeiro tempo com Gabriel Silva e Welder. Um dos grandes responsáveis para garantir a permanência é o técnico Thiago Gomes, que chegou na reta final. Após a partida, ele comentou sobre os fatores da permanência na Terceira Divisão nacional.
— Primeiro a união da nossa equipe, a determinação, a qualidade dos nossos jogadores, eles são os artistas principais do espetáculo. Então essa vontade de dar a vida pelo Caxias, de determinação, de garra, de não desistir nunca, ficou muito claro em quem veio ver os jogos do Caxias aqui. Nós tivemos jogos que ganhamos no último minuto, jogos que viramos, jogos como hoje, que foi um jogo tranquilo, controlado, e os atletas foram muito bem - declarou o treinador, que enalteceu a torcida:
— E claro o nosso torcedor, e eu sempre falei, desde que eu cheguei aqui, que a nossa torcida faz a diferença. Em todas as vitórias aqui dentro de casa, nosso torcedor nos momentos importantes nos empurrou, nos incentivou, fez o nosso time correr um pouco mais, porque a motivação que eles passam para o atleta dentro de campo é contagiante. Então essa soma de fatores faz com que hoje o Caxias comemore, esteja aí vibrante para se manter na Série C.
Contra o ABC, o Caxias decidiu logo no primeiro tempo, quando pressionou o adversário e encurralou o time potiguar. No segundo tempo, o Grená administrou e não correu riscos.
— E hoje a gente teve essa capacidade de jogar o que o jogo pediu, ter um time agressivo no primeiro tempo e depois controlar o resultado, proteger o resultado, e a gente fez isso muito bem hoje — analisou o técnico Thiago Gomes.
PIVÔ DE POLÊMICA NÃO RELACIONADO
O jogador Yuri Ferraz não foi relacionado para a partida contra o ABC. O atleta é o pivô da polêmica de uma suposta escalação irregular. Clubes da Série C se movimentam nos bastidores e o Caxias pode ser denunciado ao STJD.
O regulamento permite ao atleta jogar três jogos na Série C antes de se transferir para outro clube. Yuri jogou quatro pelo ABC. Contudo, houve um claro erro de súmula e o jogador tem apenas três jogos pelos documentos oficiais das partidas. O técnico do Caxias comentou sobre a polêmica
— Primeiro que nós tivemos uma conversa com os atletas sobre isso que eu já falei para vocês no pré-jogo, mexeu com o nosso vestiário, porque cair uma situação dessa na semana do jogo, ninguém que está dentro aqui do Caxias entende como uma coincidência. Isso mexe com o vestiário, mexeu, a gente briga aqui no sul, mexeu no vespeiro, ficou todo mundo indignado, e a gente conseguiu utilizar isso, canalizar isso no bom sentido - que completou sobre o atleta:
— Nós tivemos trabalho da nossa psicóloga, tivemos trabalho da comissão técnica, eu conversas individuais com ele, da diretoria dando apoio, porque o Caxias era vítima numa situação, um erro de súmula, onde isso já aconteceu em outros momentos, até na série C, com o Paulo Rangel, se não me engano, do Altos, fez gol no jogo inclusive, deu erro na súmula então. O clube não tem culpa, então a gente está muito tranquilo. O Yuri estava muito abalado também, porque foi passado para ele lá que ele poderia jogar no Caxias. Mexeu com o Yuri, o Yuri estava muito chateado, a semana dele foi muito difícil.