O caxiense Fernando Kreling, o Cachopa, foi confirmado pelo técnico Bernardinho entre os 12 convocados da seleção brasileira masculina de vôlei que disputará os Jogos Olímpicos de Paris, em julho. Será a segunda experiência olímpica do atleta, formado nas categorias de base da Apaavôlei/UCS.
Aos 28 anos, Cachopa vivencia o ambiente da seleção de vôlei há mais de uma década. Muito jovem, o levantador era capitão e destaque nas equipes de base. De forma natural, chegou ao time adulto e participou de forma efetiva dos dois últimos ciclos olímpicos, incluindo os Jogos de Tóquio, em 2021.
Multicampeão no Sada/Cruzeiro, onde conquistou cinco vezes a Superliga, três Mundiais de Clubes e cinco Sul-Americanos, o jogador se transferiu para a Europa em 2022. Em sua segunda temporada na Itália, foi vice-campeão da Liga Italiana, o Scudetto, pelo Vero Volley Monza.
Pela seleção principal, Cachopa venceu a Copa do Mundo em 2019 e bronze no Mundial de 2022. Com o retorno de Bernardinho ao comando do time, o país quer voltar ao pódio olímpico, após levar o ouro na Rio/2016. Na Liga das Nações, com o levantador caxiense titular em boa parte dos jogos, a equipe brasileira foi eliminada pela Polônia nas quartas de final.
Lista de convocados
:: Levantadores - Bruninho e Cachopa;
:: Ponteiros - Leal, Adriano, Lucarelli e Lukas Bergmann
:: Opostos - Alan e Darlan
:: Centrais - Isac, Flávio e Lucão;
:: Líbero - Thales.