O Juventude perdeu a invencibilidade de três jogos no Campeonato Brasileiro. O time de Jair Ventura saiu derrotado para o Cruzeiro, nesta quarta-feira (24), no estádio Mineirão, por 2 a 0. A arbitragem foi muito contestada.
No segundo tempo, o árbitro Maguielson Lima Barbosa, com auxílio do VAR, marcou um pênalti polêmico. A arbitragem entendeu como penalidade após o toque de mão do zagueiro Lucas Freitas dentro da área. No entanto, aos 10 minutos do primeiro tempo, um lance parecido com o zagueiro João Marcelo, do Cruzeiro, não teve a mesma decisão.
— Falta de critério. Houve uma mão do João Marcelo idêntica a nossa. Não foi pênalti e a nossa foi. Se não tivessem os pênaltis, não existiriam os gols. Um jogo equilibrado, 56% de posse a 44%, cinco finalizações a duas. Jogo equilibrado. O VAR foi determinante. A mesma situação pra um não chama pra outro. O gol foi decidido por uma falta de critério — comentou o técnico Jair Ventura, que completou:
— A gente pagou a conta do erro contra o Cruzeiro no outro jogo (Cruzeiro reclamou que foi prejudicado diante do Palmeiras). Se foi pênalti do Freitas, foi pênalti no João também. Já é difícil pra gente que gasta menos e tem mais dificuldade. E ainda a gente fica sendo prejudicado. Vamos ter que passar contra tudo e contra todos. Vamos fazer o que é possível dentro do campo para traduzir as chances no gol.
Com o resultado negativo, o Juventude encerrou uma invencibilidade de três partidas no Campeonato Brasileiro. Além disso, o técnico Jair Ventura conheceu sua primeira derrota no retorno ao time alviverde. Agora, o foco é buscar a recuperação e não canalizar mais os problemas de arbitragem.
— Se nós ficarmos indignados e cada vez mais bravos, vamos nos prejudicar mais. Foge do nosso controle essa situação dos árbitros. Ele não ter dado um pênalti na mão do João Marcelo e ter dado na mão do Freitas, foge da gente. Temos que fazer as chances claras e minimizar os nossos erros. Não vamos nos abalar por causa desses erros — comentou o treinador.
No próximo sábado (27), às 19h, o Juventude recebe o Criciúma, no Estádio Alfredo Jaconi, na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito João Lucas e o zagueiro Zé Marcos estão suspensos.
— A gente tem uma decisão de Copa do Mundo dentro de casa, com um adversário muito duro e muito difícil. Depois desses dias fora de casa e poder mostrar nossa força dentro do Jaconi — finalizou.