O técnico Thiago Gomes chegou para mudar o rumo do Caxias na Série C de 2024. Para fugir da zona de rebaixamento, o clube ainda optou pro reforçar o elenco. Quatro novos atletas já chegaram e outros dois ainda serão contratados para a sequência da competição nacional.
Com as chegadas confirmadas do lateral-esquerdo Arthur Neves, do volante Wendell, do meia Felipe Tontini e do atacante Welder, o treinador grená terá à disposição peças para dar continuidade ao esquema tático que implantou no time: o 3-4-3.
Essa formação tática foi a que Thiago Gomes mais utilizou no ano passado quando treinou o São José. Sob seu comando, a equipe de Porto Alegre quase conquistou o acesso à Série B. No Caxias, a meta é livrar o time da vice-lanterna. Com apenas seis pontos, o Grená precisará conquistar entre 15 e 16 pontos nos últimos 27 em disputa para evitar a queda, segundo as projeções matemáticas.
— A gente sabe da importância que é reforçar, que é pra ter alternativas e já estamos trabalhando em cima disso. Eu sou um treinador que eu também gosto de ter variação, de trabalhar com sistema de três zagueiros. Gosto de trabalhar com sistema com linha de quatro. E essas variações são importantes dentro da competição; e ter as peças é fundamental pra gente poder trabalhar isso.
Os 11 iniciais
Para a partida de quarta-feira diante dos goianos, Thiago Gomes está tendo uma semana para testar a equipe. Ele manterá o esquema 3-4-3 que entrou em campo na derrota para o Remo, em sua estreia. Naquela oportunidade, o lateral Mendes atuou improvisado como terceiro zagueiro, e Galvan foi o ala pela esquerda.
Sem Mendes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a tendência é de que Cézar Henrique volte ao time titular. A não ser que o clube contrate um zagueiro nas próximas horas e o inscreva a tempo.
Arthur Neves chega para ser a opção a Galvan, que deve seguir na ala. Dudu Mandai ainda se recupera de um entorse no tornozelo e é dúvida.
No meio-campo, Emerson Martins deve perder a vaga. Wendell e Tomas Bastos (que não sente mais dores no joelho) brigam pela vaga. Felipe Tontini é a outra opção, mas até pela pouca minutagem em campo depois de sofrer uma grave lesão no joelho, ainda no Operário-PR, ele deve esperar no banco.
No ataque, Welder deverá fazer sua estreia. Quem sairia do time é o atacante Robinho.
Desta forma, o time grená se encaminha para o duelo da 13ª rodada da Série C com: Zé Carlos; Lucas Cunha, Dirceu e Cézar Henrique; Marcelo, Elyeser, Wendell (Tomas Bastos) e Galvan; Gabriel Silva, Welder e Álvaro.
Os treinamentos de segunda e terça-feira vão definir o time que entrará em campo contra a Aparecidense.