Nos dois jogos como mandante em Brasília, dois empates para o Juventude. Na noite deste domingo (21), a equipe alviverde ficou no 0 a 0 com o São Paulo, no Estádio Mané Garrincha. E ficou uma sensação de frustração no final, pelas chances desperdiçadas no segundo tempo.
Com o resultado, o time, que teve a estreia de Jair Ventura no comando, chegou a 21 pontos, na 12ª colocação. Na quarta-feira, às 19h, o Ju volta a campo contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada da competição.
Com Gabriel, João Lucas, Lucas Freitas e Gilberto de volta ao time titular, o Juventude iniciou o duelo em Brasília tentando impor seu ritmo de jogo. Aos quatro minutos, Jean Carlos recebeu de Erick Farias e finalizou sobre a meta de Rafael. Na resposta, aos sete, em boa triangulação envolvendo Luciano e Lucas Moura, André Silva recebeu na área e bateu cruzado para fora.
O São Paulo passou a ser mais perigoso e voltou a finalizar aos nove minutos, desta vez com Luciano. Gabriel defendeu firme. Logo na sequência, após uma falta forte de Alan Franco, Gilberto precisou ser substituído e Taliari entrou no seu lugar.
Com uma marcação mais encaixada, o Ju passou a ter mais tempo de posse no campo de ataque. Aos 28, após roubada na intermediária, Caíque passou por dois e arrancou de longe, sem perigo para Rafael.
O São Paulo voltou a assustar aos 31. Em um chutaço da meia esquerda, Luciano arriscou, Gabriel desviou e a bola estourou na trave. O jogo franco oportuniza espaços para os dois times e André Silva quase abriu o placar em chute que parou na rede pelo lado de fora.
Aos 38, em outra roubada no campo de ataque, Jean Carlos cruzou da esquerda e Jadson cabeceou para fora. O roteiro se repetiu aos 44, com outros personagens. Alan cruzou e Taliari desviou rente à trave.
POUCO FUTEBOL
Sem mudanças, o Ju de Jair Ventura voltou à segunda etapa oferecendo menos espaços ao adversário. Por outro lado, seguia com dificuldades na construção ofensiva.
Na primeira chegada do Tricolor, aos 11, Lucas Moura ganhou da marcação e deixou Ferreira livre para finalizar. O atacante bateu mascado para fora. Com menos intensidade na partida, o Ju fez mais duas mudanças aos 22, com Oyama e Gabriel Inocêncio nas vagas de Jadson e Alan Ruschel.
A reta final da partida foi de um Juventude mais agressivo e perigoso. Aos 27 minutos, Jean Carlos dividiu com a defesa e Erick Farias ficou com a bola na intermediária. O camisa 7 arriscou o chute de fora da área, a bola quicou no gramado e enganou Rafael. Porém, o lance foi revisado pelo VAR e anulado por toque no braço de Gabriel Taliari na origem do lance.
Nas últimas mudanças, o técnico alviverde colocou Ewerthon e Mandaca nos lugares de Lucas Barbosa e Jean Carlos. Aos 40, Mandaca recebeu na área, mas teve a finalização bloqueada por Alan Franco. Aos 42, em arrancada de Erick Farias, o atacante deixou Taliari pronto para fazer o gol. O chute acertou o travessão, bateu na linha e saiu. No rebote, Mandaca ainda cabeceou para fora.
Na revisão, a arbitragem mandou o jogo seguir e aumentou a frustração alviverde.
FICHA TÉCNICA
Juventude 0x0 São Paulo
Brasileirão - 18ª rodada
Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Juventude
Gabriel; João Lucas, Rodrigo Sam, Lucas Freitas e Alan Ruschel (Gabriel Inocêncio, 22/2º); Caíque, Jadson (Oyama, 22/2º)e Jean Carlos (Mandaca, 35/2º) ; Erick Farias, Lucas Barbosa (Ewerthon, 35/2º) e Gilberto (Taliari, 14/1º). Técnico: Jair Ventura
São Paulo
Rafael, Rafinha (Ferraresi, 45/2º), Arboleda, Alan Franco e Patryck; Luiz Gustavo, Bobadilla (Galoppo, 45/2º) e Luciano; Lucas, André Silva (Juan, 22/2º) e Ferreira (Rodrigo Nestor, 22/2º) . Técnico: Luis Zubeldía
Amarelos: Jadson, Rodrigo Sam, João Lucas, Caíque (J); Alan Franco, Luciano, Zubeldía (S).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO) auxiliado por Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO). VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN).