O Juventude começava dezembro de 1996 sem treinador para a temporada seguinte. A direção alviverde aguardava uma reunião com José Carlos Brunoro, representante da Parmalat, patrocinadora do clube na época, para definição do técnico que seria contratado. Tite, atual treinador do Flamengo, e que retorna ao Estádio Alfredo Jaconi, neste quarta-feira (26), seria o escolhido para comandar o Verdão a partir do Campeonato Gaúcho.
A definição do nome do treinador aconteceu após algumas reuniões. Uma delas, a direção alviverde viajou para São Paulo para se reunir com os dirigentes da Parmalat e planejar a temporada de 1997. Na época, o Ju tinha como presidente Carlito Chies, o vice de Futebol, Gastão Brito, o vice de Administração e Finanças, Valmir Trentin, além do gerente da multinacional no clube, Jaime Rech.
No dia 15 de dezembro de 1996, o Juventude confirmou, Adenor Bacchi, o Tite, na época com 35 anos, como técnico para a temporada seguinte. O treinador se reuniu no Estádio Alfredo Jaconi com o presidente Carlito Chies, vice de Futebol, Gastão Brito, e gerente da Parmalat, Jaime Rech.
— É preciso muito trabalho, respeito mútuo e disciplina. Só consegue êxito quem se dedica muito — afirmou Tite, em entrevista ao Jornal Pioneiro da época.
A estreia de Tite como técnico do Juventude no Campeonato Gaúcho de 1997 foi no dia 2 de fevereiro, nas Castanheiras, na vitória por 4 a 1, diante do Brasil-Far. Os gols alviverdes foram marcados por Ericson, Jean, Itaqui e Pontes. O Ju teve: Humberto; Jorge Antônio, Indio, Adilson e Ericson; Marcão, Da Silva, Lauro e Auecione (Itaqui); Jean (Pontes) e Vinícius (Vágner).
O Gauchão de 1997 tinha 14 clubes na disputa. Em turno único, o Juventude somou 22 pontos com 13 jogos, nove vitórias, quatro empates e três derrotas. O clássico Ca-Ju disputado no Estádio Centenário terminou 0 a 0. Nas quartas de final, em dois grupos de cinco, com dois classificados para a semi, o Ju de Tite sucumbiu.
Faltando quatro rodadas para o fim das quartas de final, o Juventude sofreu uma derrota por 4 a 2, para o Guarani-Va, em pleno Estádio Alfredo Jaconi, no dia 19 de maio de 1997. Era o último jogo de Tite no comando alviverde. Ao todo, Tite comandou o Verdão em 24 partidas. Foram 12 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Um aproveitamento de 56,9%.
Carinho pelo Juventude
Em 2012, em entrevista ao UOL Esporte, o técnico Tite, na época no Corinthians, revelou um carinho especial pelo Juventude, por influência do pai, Seu Genor Bacchi.
— Meu pai me levava no estádio para assistir o Juventude quando eu era criança. Ele tinha orgulho do filho estar treinando o time que ele torcia — falou Tite à época.