Na véspera do dia dos namorados, o reencontro do Juventude com Thiago Carpini não foi como a torcida jaconera esperava. O time de Roger Machado ficou no 1 a 1, no Alfredo Jaconi com o Vitória, lanterna do Brasileirão. O Verdão não conseguiu superar a marcação da equipe do técnico do acesso alviverde à Série A de 2024.
Rodrigo Sam abriu o placar, mas William Oliveira deixou tudo igual, ainda no primeiro tempo. O confronto foi válido pela oitava rodada da competição.
O Ju volta a campo no sábado, diante do Bragantino, no interior paulista. Jadson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será desfalque. Com 10 pontos, o alviverde ocupa, momentaneamente, a 12ª posição na tabela. Os baianos seguem na zona de rebaixamento, em 20º, com três pontos.
Tudo igual
O Verdão iniciou o duelo com duas novidades no time: Rodrigo Sam e Ewerthon entraram no sistema defensivo nas vagas de Zé Marcos, lesionado, e João Lucas, suspenso.
O jogo demorou para se desenrolar. Até os 22 minutos, as equipes não conseguiram levar perigo às duas metas e ficaram presas na marcação. Até que Marcelinho foi lançado na ponta direita e cruzou. Rodrigo Sam ganhou a dividida pelo alto e tocou no meio da área para Erick Farias. O atacante chutou de primeira, mas a bola saiu à direita de Lucas Arcanjo.
Aos 31, finalmente o goleiro baiano teve que trabalhar. Nenê fez uma linda inversão da esquerda pra direita pra Jadson. O volante rolou ao lado e Ewerthon acertou um lindo chute obrigando Lucas Arcanjo a fazer grande defesa no ângulo.
O Verdão começava a dar mostras de que estava encontrando as brechas na marcação do Vitória. E o gol veio aos 33 minutos, na bola parada. Nenê cobrou escanteio com perfeição e Rodrigo Sam deu um testaço na bola para estufar a rede: 1 a 0.
O segundo não veio três minutos depois por detalhe. Lucas Barbosa deu uma assistência primorosa na área e Marcelinho, de peixinho, cabeceou pra fora. Em seguida foi a vez de Jadson receber o passe na medida do atacante; o volante dominou no peito, mas chutou à esquerda do gol.
Mas quem não faz... aos 41 minutos, os baianos chegaram ao empate no primeiro arremate a gol. Osvaldo começou a jogada e descolou o passe para Lucas Esteves na esquerda. O lateral encontrou William Oliveira na área. Ele bateu de primeira e acertou o travessão, mas a bola bateu nas costas de Gabriel Vasconcellos e foi parar no fundo do gol: 1 a 1.
O Ju tentou ir para o intervalo com a vantagem no placar, mas o chute de muito longe de fora da área de Lucas Barbosa passou à direita de Lucas Arcanjo.
Poucas emoções
Enquanto Roger decidiu voltar para o segundo tempo com a mesma formação, Carpini fez duas trocas e mandou a campo Léo Naldi e Zé Hugo. E os baianos tomaram a iniciativa nos primeiros minutos e criaram duas oportunidades, em arremates que saíram próximo da meta de Gabriel Vasconcellos.
Preocupado com o desempenho abaixo do time, Roger fez as primeiras substituições aos 10 minutos. Gilberto e Rildo entraram nas vagas de Erick e Marcelinho. O Verdão tentou pressionar pelos lados do campo e acumulou escanteios. Por mais de três vezes, o goleiro Lucas Arcanjo utilizava-se da velha estratégia da cera para paralisar o jogo.
E o camisa 1 quase viu o segundo gol de Rodrigo Sam. Nenê cruzou de primeira e o zagueiro subiu mais que a defesa para cabecear, mas a bola saiu sobre o travessão. Com o passar do tempo e o desgaste físico, Nenê e Ewerthon deixaram o gramado para as entradas de Mandaca e Gabriel Inocêncio.
E foi Gilberto que fez o torcedor levantar da arquibancada. Aos 33, o centroavante recebeu na ponta e bateu forte de muito longe. A bola passou muito perto do ângulo esquerdo. Mas a equipe pouco criou até o fim e viu o lanterna na competição tirar dois pontos preciosos em Caxias do Sul. Final: 1 a 1.
Ficha técnica
Juventude 1x1 Vitória
Brasileirão 2024 - 8ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Gabriel Vasconcellos; Ewerthon (Gabriel Inocêncio, 31/2º), Rodrigo Sam, Danilo Boza e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Nenê (Mandaca, 31/2º); Lucas Barbosa (Ruan, 41/2º), Marcelinho (Rildo, 10/1º) e Erick Farias (Gilberto, 10/1º). Técnico: Roger Machado
VITÓRIA
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Luan (Eryc Castilhos, 18/2º), Caio Vinícius (Léo Naldi, int.) e Matheusinho (Jean Mota, 38/2º); Osvaldo (Zé Hugo, int.) e Alerrandro (Luiz Adriano, 18/2º). Técnico: Thiago Carpini
Gols: Rodrigo Sam (J), aos 33 minutos. Willian Oliveira (V), aos 41, no primeiro tempo.
Cartões amarelos: Caíque, Lucas Barbosa, Jadson (J). Caio Vinícius, Willian Oliveira, Lucas Arcanjo, Léo Naldi (V)
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ); Luiz Claudio Regazone (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ); Quarto Árbitro: Murilo Ugolini Klein (PR). VAR: Rafael Traci (SC)
Público: 6. 186 torcedores