A atuação do Caxias agradou ao técnico Argel Fuchs na retomada de jogos do time após a paralisação das partidas dos times gaúchos na Série C. Depois de 35 dias sem jogos oficiais, o Grená venceu a primeira na competição nacional. A equipe derrotou o Figueirense pelo placar de 2 a 1, no Estádio Centenário, com gols de Marcelo e Tomas Bastos. Para o treinador, o time convenceu em campo.
— Fizemos uma grande partida, ganhamos e convencemos, isso é fundamental. Fomos uma equipe organizada, uma equipe com sistema de jogo, uma equipe com um bom entrosamento e a gente já tinha falado isso, que os 30 dias não iam ser problema para a gente buscar esse entrosamento, esse padrão, até porque estamos praticamente aí quatro meses no clube. Trabalhamos bem esses 30 dias, fizemos uma boa partida, principalmente no primeiro tempo contra um adversário forte — declarou o treinador , que ainda reclamou de um gol anulado:
— Acabamos fazendo 3 a 0, me parece que o terceiro gol é um gol legítimo, mas o bandeira acaba vendo impedimento, aí poderia ter acabado o primeiro tempo 3 a 0 e não seria demais pelo volume de jogo, pela disposição dos atletas dentro do campo, os jogadores cumpriram na função.
O Caxias fez apenas dois jogos-treinos completos na parada dos jogos. Apesar do longo tempo sem partidas oficiais, a equipe não sentiu tanto a falta de ritmo de jogo.
— Fizemos uma grande partida, não sentimos o fator de estar 30 dias sem jogar, nós tínhamos um problema que a única equipe que tinha feito apenas dois jogos, e isso é pouco, mas o ritmo de jogo foi bem, o pessoal aguentou. O Emerson acabou sentindo uma beliscadinha na coxa, que faz parte, como já tinha o Peninha, tinha sentido uma beliscada na coxa, mas a gente tem um grupo homogêneo, um grupo que possa suprir a vaga dos companheiros
O treinador ainda aproveitou para valorizar a vitória após um longo período sem jogos, ainda mais por ser a primeira do clube na Série C.
— Acho que por tudo que a gente viveu aqui, o nosso estado do Rio Grande do Sul, a nossa cidade aqui, os arredores como Galópolis. Uma vitória importante por tudo que a gente passou, o nosso clube foi incansável, solidário com todas as pessoas que tiveram esse problema aí, essa tragédia sem precedente, mas o mais importante foi a nossa equipe, jogamos contra um adversário de peso, um adversário qualificado, um adversário com calibre alto, e conseguimos fazer uma grande partida, jogamos bem, poderia até ser 3 a 1 o jogo, até pelo que a gente apresentou dentro da partida — finalizou o técnico Grená.