O Juventude voltou a vencer no Brasileirão. Com imposição e efetividade, a equipe alviverde derrotou o Vasco por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (19), com gols de Lucas Barbosa e Jean Carlos. Assim, manteve a invencibilidade dentro do Estádio Alfredo Jaconi. Agora são três vitórias e dois empates em casa.
Com o resultado, o time de Roger Machado pula para 13 pontos e momentaneamente ocupa a 10ª posição. Na próxima rodada, o Ju vai encarar o Palmeiras, fora de casa, no domingo, às 18h30min. Lucas Barbosa, suspenso, será desfalque.
Com os retornos de Zé Marcos, Jadson e Nenê ao time titular, e sem Alan Ruschel, preservado, o Ju começou o jogo pressionando. Antes do primeiro minuto, após cobrança de falta, Danilo Boza cabeceou firme e a bola passou à direita da meta. Em dois contra-ataques rápidos puxados por Marcelinho, o time alviverde não conseguiu acertar o último passe.
Aos oito minutos, Jadson arriscou de fora da área e Léo Jardim fez defesa segura no meio do gol. Mesmo com mais volume de jogo e posse de bola, o Ju passou a ter mais dificuldades na criação. A finalização seguinte só saiu aos 23, em chute de fora da área de Nenê, que também parou no goleiro vascaíno.
Aos 33, em jogada em velocidade, Jadson lançou Gilberto e o centroavante, desequilibrado, finalizou em cima do goleiro. O Vasco assustou aos 42. Depois de Nenê ser desarmado na intermediária, Rossi cruzou para a área e Jadson desviou contra o próprio gol. A bola raspou a trave e saiu.
Na sequência, aos 44, após jogada trabalhada pelo lado esquerdo, Adson finalizou rasteiro e Clayton não alcançou. Nos acréscimos, a melhor oportunidade do Verdão. Jadson tabelou com Lucas Barbosa e depois rolou para trás. Lucas cruzou de pé direito e Gilberto, na pequena área, cabeceou para fora, rente à trave.
SEGUNDO TEMPO
Sem mudanças no intervalo, o Juventude viu o time carioca quase abrir o placar logo aos dois minutos do segundo tempo. Rayan cruzou da direita e Clayton antecipou Boza e finalizou sobre o gol, desperdiçando grande oportunidade.
Na primeira chegada do time alviverde, veio o gol. Aos cinco minutos, após Marcelinho tentar a finalização e ser bloqueado pela defesa, a bola sobrou para Lucas Barbosa. E o atacante acertou um chute de rara felicidade, no canto de Léo Jardim: 1 a 0 Juventude.
Logo depois de abrir vantagem, o técnico Roger Machado precisou fazer a primeira mudança. Saiu Marcelinho, lesionado, e entrou Erick Farias. Na frente do placar, o Ju não era ameaçado, tampouco encontrava soluções para contra-atacar. Vendo o adversário estar mais presente no campo de ataque, o comandado alviverde renovou o fôlego do ataque, com Jean Carlos e Taliari nos lugares dos experientes Nenê e Gilberto.
Aos 43, após cobrança de escanteio, a defesa alviverde afastou parcialmente e Sforza finalizou de fora da área para grande defesa de Gabriel. No rebote, Léo mandou para as redes, mas em posição de impedimento, confirmada pelo VAR.
Na resposta, em jogada de Jean Carlos, Erick Farias escorou e Popó finalizou com desvio da defesa, para fora. Na cobrança de escanteio, Jean cobrou e Danilo Boza cabeceou rente à trave. Nos acréscimos, ainda restava tempo para outra pintura. Depois de Taliari ser derrubado na frente da área e Victor Luiz ser expulso, Jean Carlos cobrou falta com perfeição. A bola bateu na trave, nas costas de Léo Jardim e entrou: 2 a 0 e festa no Jaconi.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 10a rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude 2x0 Vasco
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Boza, Zé Marcos e Gabriel Inocêncio; Caíque, Jadson (Mandaca, 41/2º) e Nenê (Jean Carlos, 25/2º); Lucas Barbosa (Popó, 41/2º), Marcelinho (Erick Farias, 10/2º) e Gilberto (Taliari, 25/2º). Técnico: Roger Machado
Vasco
Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Léo, Victor Luís; Zé Gabriel (David, 36/2º), JP (Matheus Carvalho, int.) e Galdames (Sforza, 10/2º) ; Rossi (Rayan, int.), Adson (Serginho, 19/2º) e Clayton. Técnico: Álvaro Pacheco
Gols: Lucas Barbosa (J), aos 6min, e Jean Carlos (J), aos 52min, no segundo tempo.
Expulsão: Victor Luiz (V).
Amarelos: Lucas Barbosa, Mandaca (J); Zé Gabriel, Galdames, Serginho (V).
Árbitro: Paulo César Zanovelli, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Felipe Alan Costa de Oliveira.