Com a paralisação dos jogos dos times gaúchos até o dia 27 de maio, o Juventude alterou o seu planejamento para a sequência da temporada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu adiar os confrontos dos times do Rio Grande do Sul pelo Brasileirão em razão da tragédia que o estado passa com as fortes chuvas.
Com um período de 20 dias sem partidas, o departamento de futebol decidiu que o grupo de jogadores do Juventude irá treinar até esta quinta-feira (9). Depois, o elenco terá quatro dias de folga e se reapresenta na terça-feira (14), no Centro de Treinamentos (CT), sob o comando do técnico Roger Machado para duas semanas de atividades.
— A gente vai ficar praticamente um mês como se tivéssemos ficado sem jogar, vamos ter que fazer pré-temporada. Com certeza, no momento que a gente estiver dentro do campo, claro, a gente vai estar tentando não perder muito na parte física, porque realmente vai ser difícil para a gente, que ritmo de jogo você já vai perder. Então, é a gente trabalhar, é a gente acatar o que a comissão está fazendo para a gente perder o menos possível fisicamente — afirmou o meia Nenê.
O Juventude tem cinco pontos no Brasileirão. A equipe jogou quatro partidas, com uma vitória, dois empates e uma derrota. No período, o time terá quatro jogos transferidos. Além dos jogos do Brasileirão, o alviverde ainda tem dois confrontos contra o Inter pela Copa do Brasil que seriam neste mês de maio.