O Campeonato Gaúcho é passado para o torcedor do Juventude. Contudo, o elenco de jogadores e a comissão técnica tiram os ensinamentos para a sequência da temporada. No próximo sábado, às 18h30min, o Papo enfrenta o Criciúma, em Santa Catarina, pela primeira rodada da Série A do Brasileiro.
Para o lateral-direito João Lucas, a reflexão que fica da final do Gauchão é que o time não pode baixar sua concentração durante os jogos. Em dois minutos de desatenção, o time perdeu o título do Estadual para o Grêmio.
— Dá para tirar deste jogo contra Grêmio a lição de que não podemos desligar em nenhum momento da partida, desligamos em dois minutos e tomamos dois gols. E o resto da partida fica condicionado, temos que adotar outra estratégia no meio do jogo, o time deles ficou confortável e ainda levamos o terceiro gol. Mas é erguer a cabeça, serve de aprendizado para que nas próximas partidas não cometamos o mesmo erro que foi fatal para nós na Arena — declarou o lateral, que completou sobre a oscilação apresentado no meio do Gauchão:
— A oscilação que tivemos acaba que é normal, até porque, mesmo com a base do ano passado, chegaram muitos jogadores, e uma hora ou outra ia oscilar. Tiveram mudanças de formação de jogadores, e a oscilação acaba que acontece, mas com a evolução do trabalho, as coisas vão se encaixando novamente.
ATACANTE DESTACA A SUPERAÇÃO
Edson Carioca também corrobora da opinião de que o time perdeu o Estadual no detalhe. A grande questão que fica é se o Juventude vai conseguir manter a corda esticada, como fez na fase decisiva do Gauchão, em um campeonato com 38 rodadas. Por outro lado, o atacante destaca o fator superação da equipe para a sequência da temporada.
— Acho que foi mais no detalhe que a gente acabou perdendo o título. O mais é tirar de aprendizado a superação da gente no campeonato e dar continuidade agora no Brasileirão. Agora é ter cabeça boa e tem muita coisa pela frente ainda. Fica a superação e que o nosso grupo não pode temer esses caras. Os jogos que a gente fez contra eles, tanto contra o Inter quanto contra o Grêmio, mostra a força do nosso grupo — enfatizou Edson Carioca.