Por volta das 16h03min, o Juventude chegou a Porto Alegre para a grande decisão do Campeonato Gaúcho 2024. Após o treino da manhã desta sexta-feira (5), a delegação iniciou o deslocamento para a capital gaúcha. A última atividade foi sob forte neblina. A delegação alviverde está hospedada no Hilton Hotel.
No sábado (6), o técnico Roger Machado realiza a palestra na concentração às 14h. Trinta minutos depois, o grupo e a comissão técnica partem para a Arena. O jogo começa às 16h30min.
O técnico Roger Machado terá um desfalque para o jogo, do zagueiro Danilo Boza. Rodrigo Sam irá seguir como titular. O atacante Edson Carioca, tratado como dúvida, também deve começar a partida. Ele sentiu uma fisgada na coxa direita no jogo de ida, no empate em 0 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi. Para ser campeão, o Juventude precisa vencer o Grêmio fora de casa. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.
A palavra mais citada nos bastidores do alviverde é confiança. Após se recuperar na reta final do Gauchão, o time tem apresentado boas atuações e os questionamentos em cima do técnico Roger Machado sumiram. Conforme o diretor do comitê gestor do departamento de futebol, Luís Carlos Bianchi, o Juventude vai para fazer um enfrentamento de igual para igual com o Grêmio.
— A palavra é confiança. Eu acho que muito em função do que a gente fez nesse último mês aí, desde o jogo contra o Guarany, passando pelo Paysandu, os dois jogos da semifinal e o primeiro jogo da final, eu acho que o torcedor pode ter confiança que a gente vai para fazer um confronto, eu diria até em pé de igualdade com o Grêmio, tirando a questão local, que é um fator que a gente não pode desconsiderar, que o Grêmio vai ter o apoio lá dos seus 50 mil torcedores contra 2 mil do Juventude — comentou o dirigente, que completou:
— Dentro das quatro linhas, no jogo jogado, a gente vai fazer um enfrentamento muito honesto contra o Grêmio e com muitas possibilidades de a gente sair vitorioso. Não tem oba-oba, mas também não tem clima de que, "ah, vamos lá só para cumprir um jogo de final". Nós vamos para realmente disputar e trazer esse caneco para Caxias do Sul, mais uma vez.