Uma experiência inédita e marcante. Destaque da partida diante do Criciúma, na abertura do Brasileirão, Jean Carlos começou pela primeira vez um jogo de Série A como titular. E o jogador marcou o gol de empate do Juventude contra a equipe catarinense em 1 a 1, o primeiro do verdão da elite nacional de 2024. Com pouco tempo para comemorar o fato, o meia voltará a campo com o time alviverde nesta quarta-feira (17), quando o Verdão recebe o Corinthians, às 20h, no Alfredo Jaconi.
Na primeira rodada, Roger Machado colocou Jean e Nenê juntos no meio-campo. O autor do gol comentou como foi atuar ao lado do atleta de 42 anos, e com muita história no futebol.
— É sempre um prazer estar do lado de um cara que chegou e conquistou coisas que muitos de nós, alguns não conseguiram, alguns ainda almejam chegar. Então, ficamos muito felizes de dividir o dia a dia com um cara como ele, um cara experiente, bacana. Foi o primeiro jogo começando. Acredito que a gente fez uma boa partida, não é a minha ali, mas como eu sempre falava no passado, a gente está ali pra isso — comentou Jean Carlos.
Agora o desafio será dentro do Alfredo Jaconi. É a primeira partida em casa na Série A após o retorno à elite. Na história recente, o alviverde defende uma invencibilidade de sete jogos na primeira divisão diante da equipe paulista. São quatro vitórias e três empates. A última derrota ocorreu no Brasileirão de 2002, por 1 a 0. Em um campeonato de 38 rodadas, o fator local é importante, como frisa Jean:
— É um campeonato de manutenção, a gente tem a consciência disso. Mas eu prefiro pensar grande, prefiro pensar lá na frente. É muito cedo, é claro, e isso eu falo com toda a humildade do mundo. A gente vai trabalhar pra isso. Um dia você está pegando o Corinthians em casa, daqui a pouco você já tá jogando contra o Flamengo no Maracanã. É jogo difícil toda rodada, não tem jogo simples. Então, temos que sempre fazer valer o fator casa — destacou o jogador, que ainda reforçou a importância de o time se impor no Jaconi:
— Somos muito fortes em casa. Então, com respeito a todas as equipes, a história de todos os clubes, mas dentro de campo é 11 contra 11. Temos que pensar assim. E é assim que a gente vai levar pro restante do ano. Trabalhar para, o mais rápido possível, alcançarmos os nossos objetivos da temporada — declarou o meia.
OPORTUNIDADE NA ELITE
Aos 32 anos, Jean está jogando a sua primeira Série A como titular. Na temporada de 2016, ele teve uma rápida passagem pelo São Paulo e jogou apenas três jogos, entrando no decorrer das partidas. Em 2023, o meia fez 53 jogos com o Ceará na Série B. Foram sete gols marcados e cinco assistência. No Juventude, ele tem três gols e seis assistências no começo de ano.
— Todo jogador brasileiro sempre almeja chegar numa Série A. Eu tive algumas temporadas pelo Náutico, onde eu fui muito feliz. Acabei ficando quase quatro anos lá. Tive algumas oportunidades pra sair. E acabou não se concretizando. Não foi bom pro clube, não foi bom pra mim. E ano passado, de novo, joguei uma Série B. Mas, é claro, a gente sempre almeja jogar uma Série A. E chegou. Não teria melhor dia assim pra estrear com gol. Uma Série A, jogando fora de casa, poder fazer o gol já no primeiro jogo. Estou muito feliz. Espero poder continuar atuando mais vezes e fazendo gols — finalizou.