O histórico recente do Esportivo na Divisão de Acesso coloca o clube de Bento Gonçalves como um dos postulantes ao retorno à elite do Gauchão. Em 2019 e 2022, as duas últimas vezes em que disputou a competição, o time alviazul conseguiu o objetivo final. Agora, sob o comando do técnico Gustavo Papa, a meta é novamente recolocar o Tivo entre as principais equipes do futebol estadual.
O Esportivo iniciou a pré-temporada no dia 4 de março. Neste período, realizou dois jogos-treinos e o técnico Papa conseguiu montar o elenco, que ainda deverá receber outras peças para a sequência da temporada.
— Fico feliz com a pré-temporada que fizemos, até a nossa estreia foram praticamente 40 dias de preparação. Claro que as primeiras semanas, praticamente, boa parte do grupo era principalmente o pessoal da base do Esportivo. Ainda não estamos com o grupo fechado, pois alguns atletas não se apresentaram devido às suas competições que estão disputando, nas fases finais de estaduais. Mas fico feliz com os treinamentos, com o pessoal e tenho certeza que vamos fazer uma grande Série A2 — avaliou Gustavo Papa, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Pelo histórico recente positivo na Divisão de Acesso, e pela boa estrutura, o Esportivo é uma boa vitrine para os atletas que recebem o convite para atuar no time de Bento Gonçalves.
— O Esportivo tem uma boa estrutura, é uma equipe que paga rigorosamente em dia. Isso faz a diferença, não só na Série A2, mas em todo o futebol. Então, essas questões facilitam também na hora de trazer o atleta, no convencimento do atleta, porque aqui tu sabes que tem uma tranquilidade para trabalhar e tu sabes que pode exercer o seu melhor, pode mostrar o melhor que tu tens, todas as qualidades possíveis — comentou Papa.
A estreia do Esportivo acontece neste sábado (13), às 16h, diante do Gaúcho, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
— O Gaúcho, nosso adversário na estreia, tem grandes nomes lá no nosso futebol: Márcio Jonathan, o goleiro André, que esteve no Caxias também, o meia Rondinelli, que participou da campanha do São José o ano passado, quando bateu na trave para subir para a Série B. Então, a gente sabe as dificuldades que existem nessa competição — avaliou o treinador.
O elenco do Esportivo conta com jogadores jovens e experientes para a disputa da competição. No gol, Rafael Roballo, 33 anos, é um dos nomes conhecidos. O atacante Marcos Paulo, ex-Caxias, retorna ao clube de Bento para mais uma passagem. Outro nome conhecido e experiente é o volante Chicão, 38, que defenderá o Tivo pela terceira vez.
— Eu tive a primeira oportunidade de jogar aqui no Esportivo em 2021. Recebi o convite para disputar a Série D aqui. Fizemos uma boa campanha, quase subimos para a Série C. Depois tive o convite novamente para disputar a Segunda Divisão. Acho que foi um período importante ali. Conseguimos o acesso, consequentemente o título. E agora, novamente, recebi o convite do Gustavo Papa, da diretoria. É responsabilidade também. Acho que é confiança no trabalho, mas responsabilidade de botar o Esportivo novamente na Primeira Divisão — lembrou Chicão.
O técnico Gustavo Papa explicou como foi a montagem do elenco para a disputa que se inicia neste final de semana.
— A gente procurou mesclar bastante. Claro que não existe regra no futebol. Não tem aquela regra de contratar só jogadores experientes, só jogadores rodados, é certeza de sucesso. Não existe isso, é a mesma coisa para jogadores jovens. Procuramos mesclar bastante. No nosso grupo temos 28 atletas, 10 jogadores da categoria de base do esportivo, com menos de 20 anos. Mas em compensação temos jogadores experientes, acostumados a vencer, acostumados com a competição — finalizou Papa.
Elenco do Esportivo
GOLEIROS: Roballo, Ronald e Douglas (base)
LATERAIS: Lessa, Samuel Balbino e Riboldi (base)
ZAGUEIROS: Junior Fell, Kelvin, Dieter, Jackson, Caio (base) e Locatelli (base)
VOLANTES: Chicão, Kaio, Murilo, Thobias, Thiago, Edmilson (base) e Alex Jr (base)
MEIAS: Maurício e Giovanni
ATACANTES: Marcos Paulo, Thalles, Gustavo Sapeka, Lucão, Victor Jesus, Cassiano (base), Garcia (base) e Gregori (base)