O Glória é mais um dos representantes da Serra Gaúcha na Divisão de Acesso. O time de Vacaria busca retornar à elite estadual. Sua última participação na Série A do Gauchão foi em 2016. Para essa temporada, a diretoria do Leão contratou um técnico conhecido do clube e da competição. Carlos Moraes retorna ao Altos da Glória para mais uma passagem. A preparação começou atrasada em relação a maioria dos adversários.
— São praticamente duas semanas de treinamentos. A gente ainda está recebendo jogadores. A preparação dentro do possível foi feita. Temos uma expectativa em cima de um grupo que está sendo montado, de fazer uma boa competição e quem sabe brigar pelo acesso. É um dos objetivos do clube. Mas a gente sabe que o tempo que ficou desde a montagem até a estreia foi bastante curto — avaliou Moraes.
Carlos Moraes tem dois acessos recentes na competição, em 2019 e 2022, com o Esportivo. Além disso, pelo alviazul de Bento conquistou o título do Interior no Campeonato Gaúcho 2020. Conhecedor da Divisão de Acesso, o treinador sabe bem o que irá enfrentar neste período.
— A gente joga com dois climas. Esse é o primeiro ponto que eu sempre coloco para os jogadores. A gente começa no verão e a competição termina no inverno. Muda bastante o tipo de gramado que a gente vai enfrentar, as condições climáticas. Segundo é que a competição também tem duas fases. Uma fase de classificatória, onde as equipes jogam dentro de seus grupos e cada jogo é uma decisão para buscar a classificação. O formato é diferente da fase final. A fase final é mata-mata, onde a gente tem que estar realmente chegando nos 100% nessa fase — comentou Carlos Moraes.
A estreia será diante do Veranópolis, no domingo (14), às 15h, no estádio Antônio David Farina. O primeiro confronto já é um clássico serrano.
— O Veranópolis, nosso adversário de estreia, é uma boa equipe. A gente já viu jogar, a montagem foi feita um pouco antes da Glória. Tem uma equipe bastante competitiva, jogadores importantes ali dentro do seu elenco. Mas eu acredito sempre que a Divisão de Acesso é muito equilibrada, independente dos investimentos — disse o treinador.
Elenco
Ainda com jogadores para chegar, o time do Glória está em processo de construção. O goleiro Gustavo Silva, os volantes Marlon Bica, Vinicius Kiss e Lucas Hulk e o meia Vinicius Baiano, ex-Caxias, são algumas das peças conhecidas do elenco.
— O Gloria não vinculou ninguém, nenhum jogador. Então, dentro daquilo que a gente conhecia de jogadores da divisão e até do estadual, a gente conseguiu contratar bons jogadores. Ainda estamos em busca de algumas peças bem pontuais. E a montagem foi em cima disso, de tentar jogadores que conhecem a competição, que conhecem a forma que eu trabalho, algo importante para a gente diminuir esse tempo de adaptação — lembrou o técnico.
Destaque no Gauchão
Uma das contratações do Glória para a Divisão de Acesso é o volante Lucas Hulk, 31 anos. O meio-campista foi um dos principais nomes do São Luiz na disputa do Estadual deste ano. Foram 13 jogos no Gauchão e um gol marcado. Agora, um novo desafio.
— A expectativa é boa, nosso grupo vem treinando durante esses dias aí, uma preparação muito boa, muito forte. A gente encara, no final de semana agora, um adversário fora de casa. Vamos buscar fazer um bom jogo e pontuar, que é o mais importante nessa competição, para iniciar bem — comentou Hulk, que completou:
— Foi uma situação que eu escolhi. Fiz um bom início de ano com o São Luíz, fomos campeões da Recopa, conseguimos classificar nas quartas de finais, e assim a gente conseguiu também passar de fase na Copa do Brasil. Já passou, e o Glória fez uma proposta, até maior do que os outros clubes aqui do Estado que vão jogar o Brasileiro. Eu optei por vir pela estrutura, por tudo que o Glória deu de investimento. Então, a gente entendeu que era o melhor. Espero fazer uma excelente competição e buscar o objetivo principal do clube, que é o acesso.
Hulk já trabalhou com o técnico Carlos Moraes no Esportivo, em 2020, quando o time conquistou o título do interior.
— É um treinador que eu já trabalhei, que eu conheço a filosofia dele. Um treinador que sempre busca jogar ofensivo, mas não perdendo aquele aspecto de pegada, de não perder o meio de campo, se defender bem — finalizou.
Elenco do Glória
Goleiros: Anderson, Jorge e Gustavo Silva
Laterais-direitos: Lucas Daros, Rafael Compri, Luan
Laterais-esquerdos: Magal, Pedro, Rômulo
Zagueiros: Deivisson, Wendel, Léo Kanu, Waldson, Xandão
Volantes: Marlon Bica, Marco Jr, Lucas Hulk, Vinicius Kiss, Matheus
Meias: Joanderson, Vinicius Baiano, Vinicius, Wilsinho
Atacantes: Kevin e Guilherme Farias