O Veranópolis começa a disputa da Divisão de Acesso 2024, no próximo domingo (14), às 15h, no clássico da Serra, diante do Glória, no estádio Antônio David Farina. Para atual temporada, o clube da Terra da Longevidade contratou o técnico Paulo Henrique Marques, que comandou o time na reta final da competição do ano passado.
Em 2023, o Veranópolis não conseguiu a classificação para a segunda fase por três pontos e ficou na penúltima colocação no Grupo A. Agora, o objetivo é melhorar a campanha.
— Nós esperamos fazer algo muito melhor do que foi feito ano passado. No ano passado, vim aqui só pra salvar (do rebaixamento). Agora começando, com um pouquinho mais de recurso ainda, lógico, não é o ideal ainda, mas a gente vai tentar fazer o melhor — comentou o técnico Paulo Henrique Marques.
Com 32 anos de história, o Veranópolis busca o retorno à elite do Campeonato Gaúcho. O rebaixamento aconteceu em 2019. No ano seguinte, começou a disputar a Divisão de Acesso e não conseguiu mais retornar. Será a quarta tentativa.
O elenco começou a pré-temporada no dia 11 de março. Ou seja, foram quase 30 dias de preparação para contratar e montar o grupo. Além disso, o técnico Paulo Henrique Marques conseguiu dar a sua cara ao time, mesmo que muitas peças tenham chegado no decorrer do período.
— Tem um monte de coisa que tem que avaliar. Recurso financeiro, né? É lógico que a gente, aqui no Veranópolis sempre se caracterizou por uma equipe que joga no seu gramado e a gente vai buscar isso. Só que tudo é dentro daquele limite financeiro que o clube nos coloca à disposição. Objetivo, obviamente, é conseguir o acesso — avaliou o treinador, que completou sobre os adversários na primeira fase:
— Uns quatro ou cinco aí num nível bem superior, principalmente financeiro. Não vou citar nomes, mas eu acho que bem superior. É um lugar que a gente gosta. É a quinta vez que eu venho trabalhar aqui, fiz um Gauchão aqui em 2006. Conseguimos a vaga pra Copa do Brasil, foi a primeira que o Veranópolis disputou. No ano seguinte, acabei voltando pra Ulbra. Com certeza, no lugar onde você gosta, a responsabilidade, com certeza, ela aumenta.
Goleiro de Gauchão
Um dos principais nomes do elenco do Veranópolis é o goleiro Rodrigo Mamá, de 40 anos. Depois de realizar um grande Gauchão pelo Guarany-Ba, inclusive sendo eleito o melhor da posição na primeira fase, ele se valorizou. Recebeu propostas, mas preferiu manter a palavra e retornar ao clube no qual jogou pela primeira vez em 2007.
— Tinha falado com o Fininho (gerente de futebol) sobre a situação que surgiu, mas a gente manteve a palavra. Sabemos da importância que temos na montagem do grupo, como um goleiro experiente. Confiaram em mim, antes mesmo do campeonato, antes do meu desempenho no Gauchão. Então, está aí a palavra sendo cumprida. Agora é buscar me empenhar ao máximo, fazer um grande trabalho aqui — comentou o goleiro, que vem de dois acessos consecutivos com Avenida e Guarany-Ba:
— Sei da cobrança, até pelos acessos conquistados, em 2022 e 2023, e esse campeonato que eu fiz em 2024 no Gauchão. A cobrança vai ser grande. Então, acho que nos últimos dois anos os goleiros que subiram foram eu e o Copetti (agora no Inter-SM). Até brinco com ele, subimos dois, e isso é importante. Vamos em busca do terceiro.
Elenco do Veranópolis
Goleiros: Rodrigo Mamá, Andrei Korte e João Vitor Franco
Laterais-direitos: Lucas Hian, Léo e Nicolas
Laterais-esquerdos: Johann e Caxambu
Zagueiros: Willian Goiano, Erik, Léo Santos, Leozão e Vitor
Volantes: Escobar, Paulinho Dias, Jeferson Prill, Paulo Jeferson, Richard e Guilherme
Meia-atacantes: Rafael Mineiro, Jonathan Oliveira, Ariel, Maurinho, Cauê e Adrian
Centroavantes: Luam Parede e Alfredo