Após o vice do Campeonato Gaúcho, o elenco de jogadores do Juventude teve uma semana para descansar e treinar. A última atividade foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), no Centro de Treinamentos do clube. O trabalho foi de portões fechados e a imprensa não teve acesso. Neste sábado (13), às 18h30min, o alviverde encara o Criciúma pela primeira rodada do Brasileirão.
O técnico Roger Machado não poderá repetir a escalação da final do Gauchão. O lateral-esquerdo Alan Ruschel e o atacante Edson Carioca são desfalques para o começo do campeonato. O lateral sofreu uma fratura na mão esquerda em dois ossos. Já o atacante teve uma lesão na coxa e também perde as primeiras rodadas do Brasileiro. O zagueiro Danilo Boza segue de fora e Rodrigo Sam deverá ser mantido como titular.
Como opções para o lado esquerdo de campo, o treinador do Juventude tem o recém-contratado Gabriel Inocêncio. O jogador já teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF e será titular na lateral. Para o ataque, Erick Farias e Rildo são as opções para suprir a falta de Edson. Porém, o volante Mandaca também pode aparecer para reforçar o setor do meio-campo.
Outros dois reforços já tiveram seus nomes publicados no BID, o volante Thiaguinho, que veio do Água Santa, e o lateral-direito João Vitor, que defendeu o São Luiz no Gauchão. O atacante Marcelinho ainda não teve seu nome publicado, mas o atleta já acertou sua rescisão com o Santos.
O provável Juventude para encarar o Criciúma tem Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Gabriel Inocêncio; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Erick Farias (Rildo ou Mandaca), Lucas Barbosa e Gilberto.