Uma das lideranças do vestiário grená, o lateral-esquerdo Dudu Mandai vive uma grande fase no time de Argel Fuchs. Com três assistência na temporada, o jogador tem se notabilizado como peça importante da equipe. Foi dele o passe para o gol de empate de Robinho, diante do Bahia, pela Copa do Brasil.
Contra o Grêmio, pela semifinais do Gauchão 2024, os cruzamentos de Dudu podem ser ainda mais decisivos, uma vez que o time pode jogar com um homem de referência na área. Álvaro deve substituir Gabriel Silva, suspenso pela expulsão diante do São José.
— Mais um grande jogo. Um jogo importantíssimo para as nossas pretensões. A gente tem como meta desde o início do campeonato chegar à final e brigar pelo título de novo. Então, é fazer um grande jogo em casa, com o apoio da nossa torcida, e poder levar uma vantagem para o segundo jogo — destacou Dudu.
Rivais na decisão de 2023, os dois clubes voltam a se enfrentar, desta vez numa fase que antecede à final. E, segundo o lateral grená, remanescente da última temporada, o sentimento não é de revanche.
— Mudou o elenco daqui, uma boa parte, mudou uma boa parte do elenco de lá. Momentos diferentes, no passado era uma final de campeonato, agora é uma semifinal. Então, eu não vejo como revanche. Vejo como mais uma grande decisão contra um grande time — apontou o lateral.
Favoritismo Tricolor
O Bahia era o favorito e ficou com a vaga à terceira fase da Copa do Brasil. Mas o Caxias fez um grande jogo, foi competitivo e saiu de campo aplaudido após a derrota nos pênaltis. O cenário agora é semelhante, pois o favoritismo para avançar à decisão está todo no lado gremista.
— O favoritismo acaba quando começa a partida. Os objetivos dos dois times são os mesmos, buscar o gol, vencer e se classificar. Então, ali dentro de campo o favoritismo acaba. E a gente trabalhou muito para fazer um grande jogo. Com o apoio da nossa torcida, que com certeza vai aparecer. Tentaremos levar uma vantagem para o segundo jogo, que é de suma importância — afirmou Dudu.
E se de um lado o Caxias será treinado pelo sanguíneo Argel Fuchs, na outra casamata estará Renato Portaluppi. Justamente o técnico que sondou a contratação de Dudu após seu bom rendimento no Gauchão passado e que na primeira rodada desta edição do Estadual trocou algumas palavras no ouvido do lateral após a vitória grená, por 2 a 1.
— O Renato é um grande treinador. Estar num palco, numa decisão, enfrentando ele é um privilégio. Não só para mim, mas para todos os jogadores que acompanham o futebol, que são do Rio Grande do Sul, como eu. Mas, para mim, individualmente, esse jogo, essa decisão, de nada importa se o coletivo não vencer. Meu pensamento é de fazer um grande jogo para ajudar meus companheiros para o Caxias vencer — finalizou.