O Caxias cumpriu com os dois objetivos traçados pela direção no início da temporada. Avançou da primeira fase da Copa do Brasil, o que rendeu cerca de R$1,7 milhão aos cofres do clube, dando fôlego para a disputa da Série C do Brasileiro; e obteve vaga entre os quatro melhores do Gauchão 2024. Com a vitória de 1 a 0 sobre o Novo Hamburgo, o time de Argel Fuchs ficou com a terceira colocação da tabela na primeira fase.
— Vitória importantíssima. Sabíamos que seria um jogo difícil pela necessidade do Novo Hamburgo de tentar escapar do rebaixamento. Por isso foi um jogo muito disputado e pouco jogado. Mas conseguimos o resultado que queríamos. Uma posição adequada na tabela que nos permite jogar em casa, evita um deslocamento e tudo isso tem um peso — avaliou o executivo de futebol grená, Newton Drummond.
O Caxias terá pela frente na fase de quartas de final o São José. Justamente o adversário que derrotou o Grená na 8ª rodada e derrubou Gerson Gusmão do comando técnico.
— Vamos enfrentar um adversário que já nos venceu em casa, do mesmo nível do Caxias, por estar na mesma série, mas vamos mais preparados pra tentar um resultado positivo, porque nosso objetivo é avançar para os quatro semifinalistas do Gauchão — destacou Drummond, que disse ainda que a vantagem grená não é grande, mesmo precisando de um empate para avançar:
— Nós temos uma vantagem muito pequena, que é o empate, mas vamos jogar de frente para nossa torcida. E queremos o Centenário cheio. Nós vamos ter duas partidas importantíssimas. A primeira contra o São José e precisamos do torcedor nos apoiando o jogo inteiro, porque será muito difícil.
Além do São José, o Caxias terá outra decisão pela frente. No dia 12, o time de Argel encara o Bahia pela segunda fase da Copa do Brasil. E há motivos de sobra para o torcedor acreditar em triunfos nas duas competições.
— A postura do time do Caxias é diferente após a chegada do Argel. Ele tem um posicionamento diferente no sentido de dar uma condição mais dinâmica ao grupo, de competir melhor. Durante os jogos, o time do Caxias tem um desempenho, nesse sentido, bastante considerável. Tanto é que não tomamos gols nos últimos três jogos. Tem uma série de coisas que o Argel mudou, dentro de seu conceito, e sem trabalhar muito — finalizou o executivo de futebol.