O futebol brasileiro está de luto. Morreu na manhã deste domingo um dos mais conhecidos diretores executivos de futebol do país. Aos 57 anos, Júnior Chávare, faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Ex-dirigente do Juventude, o profissional tem trabalhos marcantes na base do Grêmio, além de ter passado por outras equipes como São Paulo, Atlético Mineiro e Coritiba, onde estava atuando.
Chávare ficou conhecido como um dos maiores reveladores de talento da base gremista. Como coordenador de futebol, lançou no clube joias como Everton Cebolinha, Luan e Walace. Além de resultados em campo, que renderam conquistas de Copa do Brasil e Libertadores ao clube, o dirigente fez com que os cofres do Tricolor ganhassem volumosas quantias de dinheiro pela venda de atletas.
Com este cartaz, Chávare ainda atuou no São Paulo e Atlético Mineiro, antes de chegar ao Juventude no final da temporada de 2022, quando o rebaixamento alviverde para a Série B do Brasileiro havia sido decretado.
O dirigente contratou Celso Roth para o comando técnico. E montou boa parte da base de atletas que viria a conquistar o acesso à Primeira Divisão no ano passado. Mas o dirigente deixou o clube no término do Gauchão 2023, quando a pressão por resultados já havia derrubado também Celso Roth.
— Apesar do curto período, Chávare conquistou amizades que ultrapassaram as quatro linhas. Além disso, contribuiu muito com o desenvolvimento de processos de trabalho dentro do clube — publicou o Juventude, em nota de pesar.
Chávare então, foi comandar o departamento de futebol da Ferroviária-SP, montando o elenco que subiu da Quarta para a Terceira Divisão do Brasileiro de 2023.
O último desafio do dirigente foi no Coritiba, onde trabalhava como executivo de futebol. O Coxa irá disputar a Série B do Brasileiro em 2024, e viu em Chávare o dirigente experiente que pudesse reconduzir o clube à elite em 2025.
Confira a nota do Juventude, lamentando o falecimento de Júnio Chávare:
"Foi com extremo pesar que o Esporte Clube Juventude tomou conhecimento do falecimento do executivo de futebol Júnior Chávare, 57 anos, ocorrido na manhã deste domingo (18/02), em Curitiba (PR). Após sentir fortes dores no peito, faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças, vítima de um infarto agudo do miocárdio.
Profissional que conquistou absoluto respeito em todo o território nacional, Chávare trabalhou no Esporte Clube Juventude no início de outubro de 2022 a março de 2023. Apesar do curto período, Chávare conquistou amizades que ultrapassaram as quatro linhas. Além disso, contribuiu muito com o desenvolvimento de processos de trabalho dentro do clube.
Além do Juventude, Chávare tem passagens marcantes por clubes como Grêmio, Atlético Mineiro, São Paulo e Bahia. Após a passagem pelo Alfredo Jaconi, trabalhou na Ferroviária e, por último, no Coritiba, onde desempenhava a função de executivo de futebol atualmente.
O Esporte Clube Juventude reitera o sentimento de profundo pesar, comunicando que se coloca à disposição de amigos e familiares neste momento de profunda dor."