A partir do próximo sábado (20), o Caxias vai entrar em campo para mais uma participação no Campeonato Gaúcho. Vice-campeão em 2023, o clube grená terá pela frente na estreia o seu algoz da última final. O Grêmio será o adversário da primeira rodada, às 16h30min, no Estádio Centenário.
Em relação ao time que chegou à final no ano passado, a fotografia do time grená mudou quase que por inteiro. Apenas sete jogadores que faziam parte do grupo que terminou em segundo lugar permaneceram no clube. E apenas quatro eram titulares: o zagueiro Dirceu, os laterais Marcelo e Dudu Mandai e o meia Peninha.
— Poucos jogadores ficaram, mas isso não muda nada. Tivemos bastante tempo de pré-temporada para nos conhecermos. Claro que o entrosamento vem com o tempo e os jogos-treinos foram prova disso. A gente vem numa progressão. E agora é só continuar crescendo e subindo degraus pra chegar cada vez mais perto de um nível máximo e poder buscar o nosso objetivo principal, que é o título — destacou Dudu Mandai.
Os outros remanescentes do Gauchão passado no elenco atual são o goleiro Guilherme Nunes — que fraturou o punho e deve retornar apenas no final de fevereiro —, o volante Pedro Cuiabá e o centroavante Vinícius Spaniol.
Com o elenco recheado por 17 atletas novos, o clube fez quatro-jogos em preparação para o Estadual. E a expectativa é de um bom enfrentamento diante do atual hexacampeão gaúcho.
— Eu costumo dizer que é bom enfrentar os grandes sempre. Claro que na estreia existem alguns fatores diferentes. Não vejo como uma vantagem enfrentar o Grêmio na largada. O time deles acabou a temporada há pouco tempo. Eles vêm com um grupo muito parecido e estamos falando do atual vice-campeão brasileiro. Então, esperamos eles com força máxima e fazer uma grande partida de estreia — declarou o lateral-esquerdo.
E mais uma cara nova deve chegar ao Estádio Centenário no decorrer do Estadual. Dudu é o único atleta para ocupar a lateral esquerda. Peu sofreu um estiramento na coxa e fica afastado dos gramados por pelo menos um mês. A direção grená está em busca de um substituto no mercado. Até lá, Dudu terá que se cuidar para não deixar o técnico Gerspn Gusmão sem opções na posição.
— A minha dedicação é máxima sempre, buscando estar melhor fisicamente e na questão da saúde mental do atleta. Independente de estar sozinho na posição, ou em dois, três, tenho que buscar estar sempre preparado e pronto para a oportunidade de jogar. Infelizmente o futebol prega essas peças de lesões. Ano passado acabou sendo eu. Tivemos a lesão do Peu agora, um atleta de muito qualidade ao grupo, mas eu sou o único lateral da posição e espero poder ajudar— finalizou.