O Juventude está classificado para a segunda fase da Copa São Paulo. O time alviverde venceu a Portuguesa Santista, neste sábado (6), por 1 a 0, no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo. O gol foi do meia Luiz Freitas. Com o resultado, o Ju garante o 100% na competição e está em primeiro lugar com seis pontos no grupo 25.
Na primeira etapa, o Juventude encontrou dificuldades para romper a defesa da Portuguesa Santista. No momento que teve a chance, não aproveitou. Aos 20 minutos, após escanteio cobrado, a bola passou por todo mundo e quase que o lateral Da Rocha marca na segunda trave.
Quatro minutos depois, Luiz Freitas cruzou e Vitor Gonçalves, dentro da pequena área, desperdiçou. Aos 38, Montefiori entrou na área e finalizou para defesa, com o pé, do goleiro Vitor. Sem efetividade, o Ju foi para o intervalo no empate em 0 a 0.
Na volta para o segundo tempo, o Ju começou aproveitando a primeira oportunidade. Após cruzamento de Da Rocha, Vitor Gonçalves escorou de cabeça para o meio da área. E o meia Luiz Freitas cabeceou, como se fosse um centroavante, para o fundo da rede: Juventude 1 a 0.
Aos 15 do segundo tempo, o Ju quase ampliou. Vitor Gonçalves chegou próximo da área, driblou o zagueiro e finalizou para defesa do goleiro Vitor. Aos 19, Caíque arriscou de longe e o goleiro defendeu firme. Depois disso, a Portuguesa teve dois gols anulados por impedimento. O Ju confirmou a superioridade e venceu por 1 a 0. Com isso garantiu a passagem para a segunda fase.
O Juventude atuou com: Ronald; Karan, Abner, Bernardo (Dênis) e Da Rocha; Gehring, Davi (Clébio) e Luiz Freitas (Lucca); Tomi Monteriori (Natan), Ruan (Trevisol) e Vitor Gonçalves (Caíque).
Na última rodada da primeira fase, o Ju enfrenta o São Bernardo, na terça-feira (9), às 15h15min. O jogo vale a primeira colocação. Na primeira fase, 128 clubes estão divididos em 32 grupos e os times jogam entre si, dentro do grupo em turno único, classificando-se para a segunda fase os dois melhores.
Nas últimas duas edições (2023 e 2022), o Juventude tinha sido eliminado na primeira fase da Copa São Paulo. Dessa vez, o time alviverde avança para a segunda etapa da competição. Em 2020, o Juventude encerrou sua participação eliminado pelo Corinthians na terceira fase.