Um dos grandes desafios do técnico Gerson Gusmão em 2023 foi encontrar um jogador que assumisse a camisa 1 do Caxias. Depois de Bruno Ferreira, nem Pedro Paulo, nem André passaram a confiança necessária que o sistema defensivo precisava. Foi então que surgiu Fabian Volpi e com ele, o Grená conquistou o acesso à Série C do Brasileiro, com o goleiro sendo decisivo na reta final da competição.
— Isso se deve tanto ao trabalho Everson, preparador de goleiros, quanto ao Gerson Gusmão, que estão sempre cobrando pra que façamos algo a mais. Principalmente o Gerson, um cara que sempre quer estar evoluindo e futebol é assim, em constante evolução. E com a conquista que tivemos, cria-se mais confiança, ficamos com mais créditos. E isso levamos como motivação pra poder subir o nível cada vez mais. Nos desafia a repetir o que o clube conseguiu nesta temporada — afirmou Volpi.
Com a contratação de Victor Golas e a busca por mais um atleta para a posição em 2024, a disputa pela camisa 1 no Estádio Centenário vai aumentar.
— Temos créditos, mas o que vale é o trabalho do dia a dia. O Golas é um bom goleiro. Estamos trabalhando bem. Como eu falava na Série D com o André e o Pedro Paulo, que são grandes goleiros, não podemos dar brechas, temos que deixar sempre a corda esticada, porque são pessoas que querem o mesmo que eu, estar jogando. Temos que deixar pra trás o que passou e pensar no Gauchão. Já tenho um conhecimento do campeonato. Pode ser que no decorrer da competição favoreça a minha experiência e pra mim pode ser uma vantagem pessoal — revelou o arqueiro.
Mesmo sem o peso de subir da Série D, que os atletas carregavam ao chegar no clube, Volpi espera que a pressão diminua.
— A responsabilidade é a mesma, mas a pressão vai ser mais leve, depois de anos sem conseguir esse acesso. Tenho certeza que vamos ter muito mais o carinho da torcida por esse feito, mas agora devemos levar isso como combustível pra fazer um bom ano, começando pelo Gauchão. No primeiro teste, contra o Sindicato dos Atletas, deu pra ver que já estamos com a mentalidade no jogo e executarmos aquilo que o Gerson vem pedindo nos treinos. Não em 100%, mas uma boa parte conseguimos executar. Temos pontos positivos a tirar desse jogo — completou.
A titularidade de Volpi em 2024 também vai depender do desempenho dos atletas nos próximos testes antes da abertura do Estadual. Contra Novo Hamburgo, Avenida e São José, o Caxias terá pela frente rivais do próprio Gauchão, em jogos-treinos.
— São equipes que estão se preparando como a gente. É bom fazermos amistosos com equipes locais porque querendo ou não nos dá uma amostra de como o campeonato poderá ser. Como vão se comportar e a gente também. Pegamos esse jogos pra podermos ter uma base e sentirmos o clima da competição. Especialmente os atletas novos que não jogaram um Gauchão ainda — finalizou.