Maurício Reolon, titular desta coluna, está curtindo alguns dias de férias e justo descanso. Com isso, serei o responsável por esse valioso espaço nas próximas semanas. E nesta reta final de 2023, falarei do melhor ano da história (na minha opinião) da dupla Ca-Ju. Caxias e Juventude deram alegrias e acessos aos seus torcedores.
O 2023 está na história com o primeiro acesso nacional do Caxias. O 2023 é também de dois acessos do Juventude. Primeiro, com as Esmeraldas e a vaga na A-2 do Brasileiro. Depois, com os guris e o retorno à Primeira Divisão. Por esses feitos memoráveis e tudo no mesmo ano, que eu defino 2023 como o melhor ano da história da dupla Ca-Ju. Uma temporada que ficará marcada por alegrias e conquistas para as duas torcidas.
Dentro dos maiores destaques do ano, título desta coluna, saliento os três comandantes e suas respectivas comissões técnicas. Luciano Brandalise é o técnico de um projeto novo, com limitações financeiras e, mesmo assim, conquistou uma vaga na A-2 do Brasileirão com as Esmeraldas. As gurias jaconeras abriram o caminho para um ano de grandes conquistas para a dupla Ca-Ju.
No Caxias, Gerson Gusmão conseguiu o que muitos tentaram, mas não alcançaram: o primeiro acesso nacional na história do Caxias. Em meio a muitas dúvidas e dificuldades, o treinador conseguiu encorpar o time, fazer mudanças pontuais e levar o clube a um feito inédito. Destaque também para Eron, artilheiro do time e da Série D. Os gols do camisa 9 foram fundamentais.
No Juventude, Thiago Carpini chegou com o Juventude na vice-lanterna. O treinador conseguiu uma evolução jamais vista, com vitórias em sequência, melhor campanha como visitante e o retorno à Série A do Brasileirão. Além dele, Nenê foi o melhor do ano que passou pelo futebol caxiense. Jogador vitorioso na sua carreira, o camisa 10 foi a referência técnica do Verdão na conquista pelo acesso.
No podcast Paixão Ca-Ju, desta quarta-feira, no Pioneiro em GZH, no Sportify e no Soundcloud, a equipe de Esportes do Grupo RBS na Serra debateu e escolheu a Seleção da dupla Ca-Ju em 2023. Valeu ouvir. Tem muito debate e boas discussões.