Desde o anúncio oficial de Nenê, no dia 12 de abril de 2023, o torcedor jaconero tem muitos momentos marcantes com o jogador. Na próxima temporada, a expectativa é de que novos capítulos vitoriosos aconteçam, já que o jogador adiou sua aposentadoria e renovou seu contrato até o final de 2024.
Nenê fez 28 jogos com a camisa alviverde na Série B, com sete gols e sete assistências. No entanto, sofreu uma lesão, uma fissura no pé direito, no empate diante do Vitória, em 0 a 0, no dia 29 de outubro, no Estádio Barradão. O confronto foi pela 34ª rodada. Com isso, não atuou nas rodadas finais com a camisa alviverde.
O Pioneiro separou cinco momentos marcantes do meia Nenê com a camisa do Juventude em 2023. Confira em imagens essas histórias:
1) Apresentação oficial
O dia foi 14 de abril, uma sexta-feira especial para o torcedor do Juventude. O meia Nenê era apresentado como novo reforço para a Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Alfredo Jaconi. Ele assinava contrato até o final da atual temporada.
— O Juventude é um clube com uma estrutura muito boa e tem um projeto bacana. Gostaria de agradecer esse interesse e essa vontade do Juventude — disse o jogador na apresentação.
2) Primeiro jogo no Jaconi e gol
No dia 3 de maio, um noite fria e chuvosa de quarta-feira, no Alfredo Jaconi, o Juventude entrou em campo pela quarta rodada. O time, então treinado por Pintado, se impôs desde o início, e com gol de Nenê, venceu o Guarani por 1 a 0, na primeira vitória alviverde na competição. Nenê recebeu a bola da intermediária e chutou forte. O meia contou com a ajuda de um pequeno desvio de Alan Santos no meio do caminho para enganar Pegorari. Bola na direita, goleiro no canto esquerdo e Ju 1 a 0 no placar.
3) Show de Nenê
Ninguém parava o Juventude de Thiago Carpini. A equipe alviverde contou com a tarde inspirada do meia Nenê, no dia 3 de junho, para derrotar o Avaí por 3 a 2. no Alfredo Jaconi. O camisa 77 marcou dois gols e foi reverenciado pelos 5.197 torcedores que compareceram ao estádio. Rodrigo Rodrigues também deixou o seu. Para coroar a grande atuação com a camisa alviverde, Nenê cobrou uma falta magnífica e colocou a bola no ângulo de Ygor, levando ao delírio a torcida no Jaconi: 3 a 2.
4) Nenê decide contra o campeão
O Juventude de Thiago Carpini conseguiu dar mais uma demonstração de força. No Alfredo Jaconi, mesmo com desfalques importantes, o time alviverde bateu o Vitória por 1 a 0, com gol de Nenê, e conquistava o oitavo resultado positivo na competição. O gol de Nenê, primeiro surgiu de uma pressão de Vini Paulista na saída do Vitória. Ele roubou a bola que ficou com David. O atacante rolou para o meio da área e Nenê se esticou todo para mandar de pé esquerdo para as redes: 1 a 0. Após a análise do VAR, o gol foi confirmado.
5) Golaço contra o Mirassol
O melhor visitante da Série B do Brasileiro fazia mais uma vítima no dia 22 de agosto, pela 25ª rodada da competição. Com um golaço de Nenê no início da segunda etapa, o Juventude venceu o Mirassol por 1 a 0 e, enfim, entrava no G-4. Na volta do intervalo, o craque apareceu. Em mais uma roubada de Vini Paulista na intermediária, Nenê ficou com a bola e, com o calibrado pé esquerdo, bateu colocado, no ângulo, sem chances para Alex Muralha: golaço e 1 a 0 Juventude.