Ela veio da França para conquistar Vacaria. Selena Janicijevic derrotou a sensação portuguesa na final do ITF W60 e ficou como título do torneio internacional feminino de tênis. A vitória por 2 sets a 1 aconteceu neste sábado (16), em um das quadras de saibro cobertas da Pousada Santa Tereza.
Para chegar à final, Selena deixou pra trás as brasileiras Sofia Mendonça e Carol Meligeni, além das argentinas Solana Siera e Julia Riera, que eram consideradas favoritas no confronto, por serem cabeças de chave da competição.
Diante da portuguesa, parecia que a tarde seria complicada depois de um primeiro set de amplo domínio de Francisca com vitória por 6/3. Mas Selena reagiu e tirou a portuguesa do sério em alguns momentos do segundo set, devolvendo o placar em 6/3.
No terceiro e decisivo set, a francesa voltou a mostrar por que é uma das novas sensações do tênis aplicando. O último ponto deixou a portuguesa caída na quadra. Ao final, a própria Selena foi levantá-la e tudo terminou em um abraço e 6/2 no set, fechando o placar em 2 a 1.
Aos 21 anos, Selena ocupa o 287º lugar no ranking mundial, mas ganhará posições com a conquista do W60 de Vacaria. Já a portuguesa de 23 anos também voltará ao seu país com um título na bagagem. Francisca faturou o torneio W25 em Mogi Mirim-SP, no fim de semana passado. Heptacampeã nacional e melhor tenista de Portugal, a jovem ainda pode figurar entre as 200 maiores competidoras do mundo na nova atualização do ranking (no atual ocupa o 271º lugar). E de quebra, ainda será a sexta mulher do país a jogar o Grand Slam no próximo Aberto da Austrália.
A premiação por etapas na competição foi de U$ 60 mil e ainda garantiu 60 pontos para as campeãs nas chaves simples e duplas.
O ITF W60 contou com o patrocínio da empresa Vinícola Campestre, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – Pró-Esporte RS, em parceria com a AMMA e apoio da Federação Gaúcha de Tênis ( FGT).