A heptacampeã nacional e melhor tenista de Portugal não para de conquistar espaço no cenário mundial. Depois de vencer o W25 em Mogi Mirim-SP, Francisca Jorge, de 23 anos, superou a argentina Maria Lourdes Carle no ITF W60 de Vacaria. Ela vai enfrentar na final a francesa Selena Janicijevic que venceu a cabeça de chave Julia Riera.
As semifinais aconteceram na tarde desta sexta-feira (15) nas quadras cobertas da Pousada Santa Tereza. A decisão ocorre neste sábado (16), a partir das 13h.
A vitória portuguesa no primeiro confronto, por 2 sets a 0, foi construída com muita imposição do início ao fim. Sem dar chances para Carle, Francisca aplicou 6/3 e 6/2 e ficou com a primeira vaga à final da competição internacional. Com a pontuação, ela será a sexta mulher portuguesa a jogar o Grand Slam no próximo Aberto da Austrália. Se vencer a finalíssima, Francisca vai entrar no top 200 do WTA.
Na outra semifinal, a francesa Selena Janicijevic derrotu Julia Riera por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. Melhor e mais estável emocionalmente, a francesa superou a principal favorita ao título da competição.
Sem brasileiras na final
A única esperança do Brasil conquistar uma vaga à final do ITF W60 era na disputa de duplas. Mas as brasileiras Ana Candioto, 631ª no WTA, e Rebeca Pereira, 993ª, perderam na semifinal para Romina Ccuni, do Peru, e Justina Mikulskyte, da Lituânia, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/10.
Resultados do ITF W60
Sexta-feira (15)
Francisca Jorge-PO 2x0 Maria Lourdes Carle-AR
Selena Janicijevic-FR 2x1 Julia Riera-AR