Vacaria se tornou uma vez mais um dos grandes centros do tênis mundial. Depois de ser palco do Vacaria Open 2022, a cidade é sede do ITF W60, torneio internacional feminino que reúne grandes nomes da modalidade. A competição iniciou com o qualificatório neste domingo (10), e se estenderá até o próximo sábado (16). Os jogos acontecem nas quadras de saibro da Pousada Santa Teresa.
A chave principal de simples terá 32 jogadoras. Nas duplas, serão 16 parcerias competindo pelo título. Entre os nomes que virão para a competição está o da brasileira Carol Meligeni, de 27 anos, sobrinha de Fernando Meligeni, "o Fininho" ex-tenista que figurou entre os 30 melhores do mundo. A atleta é atualmente a 303ª no ranking mundial.
Outras representantes do país confirmadas são Ana Candiotto, Carolina Bohrer, Gabriela Cé, Laura Badia, Helena Bueno, Luiza Fullana, Maria Luiza Oliveira, Sofia Mendonça e Thaísa Pedretti.
Além delas, tenistas de 20 países estão nos Campos de Cima da Serra. Da Argentina, vem as quatro principais favoritas ao título. ulia Riera (156 no mundo), de 21 anos, é a cabeça de chave número um. As outras argentinas vêm logo atrás como cabeças de chave: Maria Lourdes Carlé (2ª), Martina Taborda (3ª) e Solana Sierra (4ª).
A competição ainda receberá nomes como Justina Mikulskyte, da Lituânia, Francisca Jorge, de Portugal, Selena Janicijevic, da França, Raveena Kingsley e Maria Mateas, dos Estados Unidos, e Ana Sofia Sanchez, do México.
A premiação total da competição será de U$ 60 mil e dará 60 pontos para as campeãs nas chaves simples e duplas. As semifinais acontecem na sexta-feira (15), por volta das 10h. As finais ocorrem no sábado (16), a partir das 13h, com transmissão do Sportv. A entrada do público é gratuita.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (11) - Abertura oficial, às 18h, com a presença do Pizza e Música
Quinta-feira (14) - 40 crianças do projeto de massificação da escola municipal Juventina Morena de Oliveira participam do "Kids Day", uma tarde de tênis com a participação dos atletas da competição
Sexta-feira (15) - 10h - Semifinais
A ex-tenista Cláudia Chabalgoity, nove vezes campeã em torneios do circuito ITF realiza clínica inclusiva com pessoas com deficiências.
Sábado (16) - Finais e encerramento a partir das 13h