Não é só de competição em quadra que vive Vacaria nos últimos dias. A cidade é sede nesta semana do ITF W60, torneio internacional feminino de tênis, que reúne grandes nomes da modalidade. Fora do saibro, entre uma decisão e outra, ainda há tempo para momentos de muita emoção.
Que o diga o garoto Pedro Bussler de Vargas. A vida dele começou a mudar muito cedo. Um acidente de carro o deixou com uma lesão medular quando tinha cinco anos. A cadeira de rodas seria sua companheira pro resto da vida. Mas isso não impediu que Pedro, hoje com 10, lutasse para conquistar um sonho: jogar tênis.
— Buscamos nos últimos cinco anos oportunidades dele fazer a prática esportiva. E devido à condição dele, eram poucas as oportunidades localmente. Por isso, a experiência hoje foi muito gostosa. Ver o sorriso no rosto dele, vê-lo praticar esporte é saúde física e mental pra todo mundo — afirmou a mãe de Pedro, Sara Bussler.
Sabedora do desejo do menino, a ex-tenista Cláudia Chabalgoity, 52 anos, realizou o sonho do garoto na tarde desta sexta-feira (15), em uma das quadras cobertas da Pousada Santa Tereza.
— Sempre é uma felicidade. A gente é capaz de sentir um pouco do que ele sente. Sabemos das dificuldades, mas também das proezas de um garoto como ele. É magnífico e vai conseguir — comentou Cláudia.
E a atitude da ex-atleta, nove vezes campeã em torneios do circuito ITF, emocionou a todos no ginásio da Pousada Santa Tereza. E deixou Pedro motivado a continuar treinando, logo após acertar a primeira raquetada.
— Eu recém comecei e já sou profissional. Eu sofri uma lesão de carro, mas uma coisa bem importante de aprender na vida é que ser cadeirante não te impede de fazer nada. Foi muito emocionante e divertido. É bom estar aqui — comemorou o garoto.
Fundadora do projeto "Tô no Jogo", a brasiliense Cláudia realiza clínicas inclusivas pelo país com pessoas com deficiência física e intelectual, TEA e Síndrome de Down. Além de Pedro, outras crianças tiveram a oportunidade de participar deste momento em Vacaria.
— Tivemos uma conversa muito boa com o presidente do Lapidando Tenistas, Matheus Wagner, e ele vai tentar trazer o projeto pra Vacaria. Confio porque o trabalho social que ele faz aqui é maravilhoso e vamos abrir portas para mais "Pedros".